Papa Francisco, Liderança Espiritual Global: uma partida que ecoa no coração da humanidade
CBMRS
Iniciada a Semana de Prevenção 2022

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Semana de Prevenção, alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, que é celebrado no dia 2 de julho, se estenderá até o domingo, 3/7, e traz ações e eventos relacionados à prevenção de incêndios, acidentes, e o dia a dia do bombeiro militar. A campanha iniciou no último domingo, 26/6, e conta com diversas atividades espalhadas por todo o território nacional.
De acordo com o comandante dos Bombeiros em Uruguaiana, tenente Ivaldo Jorge Martins, são realizadas formaturas, treinamentos, fiscalizações em edificações, principalmente em boates e restaurantes, hospitais, orfanatos, entre outros. Em relação às atividades externas, na sexta-feira, 1/7, acontecerá um treinamento para duas turmas de 40 professores de maneira gratuita.
Durante a semana, também ocorre a visitação de escolas no quartel. A situação permite que os alunos conheçam a rotina e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Já no sábado, 2/7, ocorrerá uma atividade interna: uma formatura e um café da manhã para o efetivo local. No domingo, 3/7, as atividades serão encerradas com a Rústica do Corpo de Bombeiros, que após passar por todo os percurso se encerra na frente do quartel.
Ao longo dos dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) também traz uma série de vídeos diários de prevenção de acidentes nas redes sociais oficiais da corporação com orientações, e realiza eventos em todos os batalhões de bombeiro militar do Estado.
Prevenção
Segundo o Tenente, a semana visa despertar o interesse na comunidade sobre a prevenção de incêndios e acidentes. "Prevenção não é extintor de incêndio nem sinalização ou iluminação de emergência. A prevenção é um comportamento humano que tem como objetivo não provocar aquele tipo de cenário. Por exemplo, deixar um equipamento elétrico ligado durante 24 horas, o que representa uma situação de risco".
"Ter a percepção do risco é não deixar, por exemplo, uma lareira né com brasas acesas e abandonar o ambiente. Esta é uma cena muito clássica. Quando a pessoa vai dormir e deixa as brasas acesas, à noite elas podem saltar no sofá ou em outro material combustível como cortina ou tapete e iniciar o incêndio. Evitar esse tipo de situação evita também uma emergência em uma situação de incêndio ou algum outro acidente", finaliza Jorge.
Deixe seu comentário