URUGUAIANA JN PREVISÃO

Brigada Militar

Operação Hórus já apreendeu o equivalente a R$8 milhões

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Iniciada em julho de 2020 a Operação Hórus tem como objetivo reprimir os delitos típicos da região fronteiriça e da zona rural dos municípios da região. Desde o princípio das ações até os dias atuais, a Brigada Militar estima que o valor das apreensões ultrapassa R$ 8 milhões. Em 1º de julho deste ano, a operação teve seu nome alterado, passando a se chamar Agro-Hórus.

De acordo com o Setor de Comunicação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf) da Brigada Militar, a atuação das equipes da Operação abrange os municípios de Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí. Na região, já foram apreendidas mais de nove mil garrafas de vinho e espumantes de diferentes marcas e preços oriundos de contrabando e descaminho.

Além disso, durante as ações, policiais já confiscaram cerca de 70 kg de drogas, 31 armas, 1 380 munições e 617 litros de agrotóxicos e 79 frascos de anabolizantes. Em relação aos meios de locomoção, foram apreendidos 42 automóveis, dez barcos e 21 motores. O conjunto das ações culminou em 201 prisões realizadas até o momento.

Segundo o comandante do 1º Bpaf, major Laerte Soares Maciel, a Brigada Militar desenvolve ações de patrulhamento e abordagens no Rio Uruguai e no Rio Quaraí. Com essas ações de visibilidade e de abordagens, a Brigada Militar visa responder a demanda das ocorrências de abigeato, descaminho, contrabando, tráfico de drogas e demais crimes comuns de área de fronteira, além de buscar proporcionar o aumento da sensação de segurança aos moradores da região.

Recentemente, a Operação Agro Hórus recebeu a colaboração de uma aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. "Com o aporte da aeronave do Batalhão de Aviação em apoio às equipes em solo, foi possível desencadear de forma simultânea ações por terra e água, acrescida da visão e informação oferecida pelo suporte aéreo", explica o Comandante.

O Major também enfatiza a importância e necessidade da confecção dos registros de ocorrência por parte das vítimas de ocorrências, especialmente a aquelas relacionadas ao abigeato como forma de participação no processo de aumento da segurança. "A Operação Agro-Hórus deve manter suas ações na região, variando suas formas de atuação visando sempre adequar-se aos dados estatísticos de ocorrências e informações coletadas por meio das atividades de inteligência policial", finaliza.

A Operação Agro-Hórus conta com equipes do 1º Bpaf; 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChq), 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM) e o Batalhão de Aviação.


BM pede prisão preventiva de policiais suspeitos de desaparecimento Anterior

BM pede prisão preventiva de policiais suspeitos de desaparecimento

Vândalos destroem meio-fio recentemente instalado Próximo

Vândalos destroem meio-fio recentemente instalado

Deixe seu comentário