Papa Francisco, Liderança Espiritual Global: uma partida que ecoa no coração da humanidade
A partir do Rio Uruguai
PF 'ataca' grupo que contrabandeava vinhos argentinos para todo o Brasil

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Ontem, 23/8, a Polícia Federal (PF) deflagou uma operação visando desarticular um esquema de contrabando de vinhos vindos da Argentina, por meio de embarcações que cruzam o Rio Uruguai, e enviados para todo o Brasil. Cerca de 50 policiais atuaram na ação, que se concentrou no Noroeste do Estado, com oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Tiradentes e Três Passos.
A investigação iniciou em maio de 2021 e, desde então, foram identificadas 1,5 mil remessas da mercadoria. Em uma delas, houve intervenção policial e a apreensão de 46 caixas de vinho que haviam sido despachadas através da agência dos Correios de Três Passos. As bebidas eram entregues em um porto clandestino em Tiradentes do Sul.
Depois disso, a mercadoria era descarregada e armazenada em depósitos na região para ser vendida pela internet. Os vinhos eram despachados via postal. Em Tiradentes do Sul, os seis mandados de busca e apreensão resultaram na apreensão de 400 garrafas de vinho. Foram apreendidos ainda documentos e materiais em endereços residenciais e comerciais, bem como em propriedades rurais usadas como depósitos. A ação, batizada de Descendentes de Vino, é sequência de outra ocorrida em 2020.
A operação teve apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal, Brigada Militar e Polícia Civil. A PF ainda não informou sobre valores comercializados pelo grupo criminoso, mas confirmou que três gaúchos são investigados.
Deixe seu comentário