TRIBUNA LIVRE
Na Câmara, associação destaca demandas de pessoas com deficiência
Divulgação/CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gladis Dal Prá Almeida, da Associação Caminho Azul fez uso da tribuna
A Associação “Caminho Azul” fez uso do espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana na última terça-feira, 18/2. Representando a entidade, Gladis Dal Prá Almeida tratou das demandas de pessoas com deficiência (PcDs).
Na oportunidade, proposta pelo vereador Wagner ‘Manos Gás’ Garcia (Republicanos), foi entregue aos parlamentares o Censo Municipal sobre as Pessoas com Deficiência, produzido em 2019, pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede). O objetivo foi demonstrar que a evolução no atendimento às demandas das famílias foi lenta desde a data da publicação, pois as dificuldades relatadas seguem atuais.
No documento são apresentados os índices como tipos de deficiência, faixas etárias, tipos de benefícios liberados pelo Governo Federal, informações das residências, mobilidade urbana, escolaridade e trabalho, acesso aos serviços de saúde, entre outros.
Durante a manifestação foram destaque os desafios na educação e saúde. Entre eles a dificuldade de diagnóstico, a falta de profissionais especializados, a periodicidade de atendimentos em saúde, a implantação do Centro de Atendimento Especializado, a alta rotatividade de profissionais e o acesso a medicamentos controlados.
“Existe pela OMS uma probabilidade daqui uns anos termos em cada dois nascimentos um autista. No Brasil já um a cada 36. E ainda precisamos pensar nas outras deficiências.Viemos caminhando a passos lentos e o número vem aumentando gradativamente das pessoas que necessitam de atendimento especializado”, frisou Gladis.
Ainda foi solicitado apoio para reestabelecimento do Conselho Municipal e trabalho conjunto para sanar em menor tempo as dificuldades encontradas, principalmente dos encaminhamentos e devolutivas sobre diagnósticos e aproximar as famílias para entenderam a importância de acompanhamentos para o desenvolvimento.
LEGENDA: Gladis Dal Prá Almeida, da Associação Caminho Azul fez uso da tribuna
Credito: Divulgação/CMU
Deixe seu comentário