Governo apresenta balanço de 2024 e destaca superação pós-enchentes
Desenvolvimento Social
Sedes detalha serviços e programas para vereadores
Luana Raddatz/CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Resultados da Sedes foram apresentados pela secretária Soraya Salomão na última quinta-feira.
A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu, na última quinta-feira, 12/12, informações detalhadas sobre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A Secretária da pasta, Soraya Salomão, compareceu à Câmara a convite do vereador Joalcei "Juca" Gonçalves (PP) para apresentar as ações, investimentos e desafios da secretaria.
Salomão iniciou sua apresentação destacando as obras de infraestrutura realizadas pela Secretaria. Dentre elas, a reforma do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (Casa Azul) e do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) receberam atenção especial, além da implantação da Loja Solidária.
A Secretária também detalhou a reestruturação das equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dos demais programas e projetos. Foram apresentados dados sobre o atendimento à população, com destaque para a proteção social básica. Mais de 9 mil famílias estão referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídas entre as unidades Cabo Luis Quevedo, Bela Vista e Rui Ramos. O Restaurante Popular, por sua vez, serviu cerca de 3.600 refeições por mês. O Cadastro Único realiza em média 540 atendimentos mensais e o programa Bolsa Família beneficia 440 famílias por mês.
A Sedes também é responsável por programas de média e alta complexidade. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Cram são exemplos de serviços de média complexidade. Já a Casa Azul, a Casa II e o acolhimento de adultos e famílias se enquadram na alta complexidade.
A secretária Salomão finalizou sua fala enaltecendo o trabalho das equipes da Sedes e o impacto de programas como "Criança Feliz", "Família Acolhedora", "Acessos Trabalho" e o "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”. O programa "Acessos Trabalho", em especial, visa promover o acesso ao mercado de trabalho, enquanto o "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” busca criar espaços de acolhimento e desenvolvimento para diferentes faixas etárias.
Deixe seu comentário