URUGUAIANA JN PREVISÃO

Câmara de Vereadores

Políticas públicas para pessoas com fibromialgia e lúpus foram discutidas em reunião

Ana Paula Simoes. Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Fibromialgia é uma desordem complexa de dor crônica.

Os vereadores de Uruguaiana solicitaram, através da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, explicações sobre o trabalho realizado no munícipio em relação às pessoas que sofrem de fibromialgia e lúpus. Segundo os edis, são inúmeras as reclamações que chegam à Comissão quanto à falta de profissionais especializados para o atendimento desses pacientes. 

Conforme a secretária de Saúde, Suziele Pivetta, o déficit de médicos especialistas nesta área – reumatologia – é um problema crônico no País e que gera dificuldades aos gestores públicos. “O acesso ao especialista, tanto no sistema público como no privado, ainda é muito difícil. Atualmente nossos pacientes são encaminhados para a cidade de referência em atendimento em reumatologia que, além de Uruguaiana, também atende outras cidades.”, disse ela.  

O Tratamento Fora Domicílio é custeado pelo município. O paciente recebe transporte gratuito e, caso haja necessidade, é liberada passagem para um acompanhante. A Secretaria vem trabalhando para contratação de um especialista para atendimento na cidade. Vários contatos já foram feitos, mas ainda sem sucesso.  

 

Lúpus  

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)". 

 

Fibromialgia 

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. 


Governo prepara medidas para MEIs e Microempresas Anterior

Governo prepara medidas para MEIs e Microempresas

Caio Riela busca partido e novas alianças Próximo

Caio Riela busca partido e novas alianças

Deixe seu comentário