Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Sistema 3As
Região de Uruguaiana segue em Alerta
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A região de agrupamento de Uruguaiana está a mais de um mês em situação de Alerta no sistema 3As de monitoramento da pandemia e continuará assim por pelo menos uma semana mais. Após reunião coordenada pelo governador Eduardo Leite (PP) na tarde de ontem, 23/6, o Gabinete de Crise decidiu manter o Alerta emitido no dia 20 de maio. A região está sob Ação desde o dia 22 do mês passado.
De acordo com o novo boletim de indicadores da região, que considera os dados dos últimos sete dias, a R03 - formada pelos municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana - tem 47 555 casos confirmados da doença e 1 304 mortes. Na semana passada (16/6) eram 45 912 casos e 1 266 óbitos. São 1 643 novos casos e 38 óbitos em sete dias.
A taxa de ocupação de leitos de UTI na região também aumentou. Enquanto a semana anterior mostrava 94,4% de ocupação, nesta semana a R03 tem 97,2%. A incidência acumulada da doença fechou o período em 10 381,3 por 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade em 294,7 por 100 mil habitantes. Já o percentual da população que foi vacinada contra a doença (duas doses) é de 14%.
Sistema 3As
O Sistema 3As de Monitoramento tem como base a gestão compartilhada entre municípios e Estado. Por isso, o diálogo entre as equipes técnicas dos municípios e do governo é constante. Nas reuniões que já ocorreram, o encaminhamento dado foi de reformulação dos planos de Ação enviados, sempre com apoio técnico do governo do Estado. A partir dessa orientação, o acompanhamento, por parte das equipes do GT Saúde e do GT Protocolos, é diário.
Manutenção dos Alertas.
A manutenção dos Alertas não significa que a situação da covid-19 está confortável nessas regiões. Pelo contrário, demonstra a necessidade de manter a cautela, reforçando a manutenção de protocolos de distanciamento e de higiene sanitária. "Os números de internações e óbitos ainda estão muito elevados. Não podemos nos descuidar. Alcançamos uma estabilidade muito alta, e isso, além de nos causar preocupação, obriga que os cuidados sejam redobrados", explica o diretor do Departamento de Auditoria do SUS da Secretaria da Saúde e coordenador adjunto do GT Saúde, Bruno Naundorf.
Os 14 Alertas já emitidos às regiões Covid foram mantidos. Além de Uruguaiana, estão nesta situação as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Deixe seu comentário