URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Jr

Grosserias

A história se repete, para nossa tristeza. Após a fala cretina de um vereador de Caxias do Sul, eivada de racismo e discriminação contra o povo nordestino, nesta semana, um vereador de Vacaria (RS) usou um termo racista ao criticar o governo federal. Parece que virou moda no Brasil, ser grosseiro, mal educado, imbecil e parlapatão. Perderam o respeito por si próprio e pelos seus semelhantes. Nos três poderes da República temos presenciado demonstrações de falta de educação e civilidade.

 

Estiagem

Confesso que nunca tinha visto a Barragem Sanchuri num nível tão baixo. A estiagem deste ano foi cruel no Rio Grande do Sul, deixando enormes prejuízos aos setores produtivos, principalmente na área da agricultura e pecuária.

 

Dicas

Dois livros imperdíveis e de leitura quase obrigatória são: Rumo à Estação Finlândia, clássico da ensaística sobre homens e ideias que forjaram o mundo contemporâneo do escritor e historiador estadunidense Edmund Wilson; e Chatô, o Rei do Brasil, livro biográfico escrito pelo jornalista Fernando Morais que retrata a vida de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados e um dos homens mais influentes e polêmicos do Brasil no século XX.

 

Magistério

Massacrados por sucessivos governos estaduais, os professores muito sofrem, principalmente os aposentados que recebem minguados vencimentos. Educação só é prioridade em discursos de campanha no período eleitoral. A desvalorização do magistério é um crime contra o futuro do país.

 

Arquivado

No domingo (28/05), a Câmara Municipal de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, absolveu do processo de cassação o vereador Eliel Alves (PRTB). Ele respondia por suposta quebra de decoro parlamentar por agressão a uma equipe de TV, em Porto Alegre, ocorrida em janeiro deste ano. Foram 7 votos favoráveis e 4 contrários à cassação. Para que Eliel perdesse o cargo no legislativo eram necessários, pelo menos, os votos de 2/3 da Câmara — o equivalente a 8 vereadores. Com o resultado, o processo será arquivado. Eliel Alves está sendo processado nas esferas civil e criminal pelo cinegrafista.

 

Acabou

Longe do padrão Globo de qualidade, o programa do Faustão durou pouco mais de um ano na TV Bandeirantes.

 

Quadrilha

Nesta semana, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul fez uma operação contra um grupo criminoso que aplicava o chamado golpe dos nudes. Pelo menos 31 suspeitos de integrar o grupo foram presos. Os bandidos exigiam dinheiro para não vazar fotos íntimas das vítimas. O dinheiro obtido pelo golpe era pulverizado entre laranjas até que voltasse para o grupo criminoso, aponta a investigação. O grupo é acusado de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Foram cumpridos 102 mandados judiciais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Calote

Como a criação do Auxílio Brasil não havia gerado o efeito esperado nas pesquisas, no início de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro viu ruir sua estratégia na busca pelos votos das pessoas mais pobres. Então, ele decidiu dobrar a aposta. Para isso, recrutou um aliado: a Caixa Econômica Federal. Por medida provisória, foram criadas duas linhas de crédito na Caixa para essa fatia do eleitorado. Até a eleição, o banco estatal liberou R$ 10,6 bilhões para 6,8 milhões de pessoas. Bolsonaro não se reelegeu, e a política de torneira aberta deixou para trás um calote bilionário nas contas do banco, que só agora começa a ser conhecido. A aventura eleitoral também custou a queima de reservas da Caixa. No último trimestre de 2022, o índice de liquidez de curto prazo - um indicador de risco - chegou ao menor nível já registrado pelo banco.

O Brasil tem jeito? Anterior

O Brasil tem jeito?

A força da caneta Próximo

A força da caneta

Deixe seu comentário