URUGUAIANA JN PREVISÃO

Conquista

Uruguaianense vence festival virtual de gaita ponto

Arquivo pessoal imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O uruguaianense Leonardo Andrades Schneider, de 13 anos, participou recentemente do 1º Festival Virtual da Gaita Ponto, organizado pelo músico instrumentista e acordeonista Renato Borghetti por meio do seu instituto, a Fábrica de Gaiteiros.

Léo, como é carinhosamente conhecido, conquistou o primeiro lugar no concurso, na categoria de oito a 15 anos e ainda ganhou uma gaita ponto, produzida pela Fábrica de Gaiteiros. O festival reuniu 89 inscritos de São Paulo, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ao CIDADE, o acordeonista que já conquistou mais de 230 prêmios na carreira, falou sobre sua participação no evento. "Foi difícil pelo altíssimo nível de concorrentes, todos muitos talentosos, bastante gurizada boa, e para mim o Renato Borghetti sempre foi o ícone da Gaita Botoneira", ressalta. "Uma pessoa que me espelho muito, pelo seu comportamento, sua atitude, pela pessoa que é e seu toque de gaita que é incomparável, sua postura quando toca sua Gaita Botoneira me agrada muito. E por ser reconhecido o meu trabalho por ele, que eu sou fã e admiro tanto, para mim isso já uma conquista", complementa.

Leonardo Schneider também falou sobre a falta que sente dos concursos presenciais. "Bah, a saudade dos concursos está grande! Mesmo agora sendo tudo online, nada substitui um festival ou rodeio presencial, as novas amizades, os encontros com os amigos, os toques juntos, o palco, o público", reflete.

Aluno da Escola Estadual Hermeto José Pinto Bermudez (HB), o uruguaianense divide seu tempo durante a pandemia com os estudos de maneira remota e os ensaios com as gaitas.

Trajetória

Aos seis anos, Leonardo Andrades Schneider descobriu a paixão pelo acordeon. De lá para cá, já são mais de 230 troféus como instrumentista, levando o nome de Uruguaiana e o do CTG Patrulha do Oeste para os quatro cantos do Rio Grande. O jovem, inclusive, fez parte da equipe que venceu a Calhandra de Prata, com a canção "Guria" - música de Maxsoel Bastos e Jaime Ribeiro -, em dezembro de 2019, na 41ª Califórnia da Canção Nativa.


Uruguaianense tem música gravada por ídolo Serginho Moah Anterior

Uruguaianense tem música gravada por ídolo Serginho Moah

Estudo revela potencial de impacto da cadeia música Próximo

Estudo revela potencial de impacto da cadeia música

Deixe seu comentário