URUGUAIANA JN PREVISÃO

Angus

Angus Market: conexão para bons negócios

Leticia Szczesny imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uma ferramenta inovadora que permite ao associado da Angus amplificar seus negócios por meio de novas e potentes conexões. Esse é o conceito que inspirou a criação da Angus Market, plataforma que começou a operar em 2020 no site da Associação Brasileira de Angus. Em um mesmo local, estão reunidas informações para quem quer conhecer mais sobre a raça, comprar e vender animais e produtos ou mesmo contratar serviços. Projeto capitaneado pelo diretor de fomento da Angus, Luis Felipe Cassol, a Angus Market veio para ficar. Nesta entrevista, ele explica mais sobre a importância dessa ferramenta que está a serviço de todos os associados.

Como surgiu a ideia de criar essa nova ferramenta no site da Angus?

Luis Felipe Cassol - A diretoria está focada em ajudar a encurtar caminhos na área comercial e a viabilizar uma exposição melhor e maior do nosso associado para o mercado. A ferramenta, disponibilizada no site da Angus, traz informações de todos os associados e produtos vinculados à marca Angus, dados sobre reprodutores, criadores de fêmeas, genética e indústria. Todos os associados, independentemente do produto que comercializam, estão ali, inclusive os serviços dos nossos técnicos. É uma ferramenta ampla e que qualquer um pode utilizar. Um produtor que quiser se aventurar na genética, por exemplo, terá ali todas as informações e contatos de possíveis fornecedores, inclusive os que ficam mais próximo de sua propriedade. Tudo está no mesmo local, de maneira fácil de acessar.

A ferramenta também auxilia no sentido de fortalecimento da marca Angus no país?

Cassol - A Angus está presente em todo o território nacional. Talvez não em animais puros, mas touros fazendo cruzamento temos em praticamente todos os estados do país. É interessante porque muitos usuários de genética de fora do país não têm a menor ideia de que existe uma associação de criadores. Muitos acham que a Angus é importada e que não há a raça pura no Brasil. A ferramenta permite popularizar mais as informações e o conhecimento da raça, saber onde estão os criadores, as respectivas regiões e onde se pode conseguir, de uma maneira mais fácil e perto da sua casa, o produto que se deseja.

A iniciativa também auxilia o produtor que está começando ou que tem um porte menor a potencializar os seus negócios?

Cassol - Com certeza. A Angus Market viabiliza e fortalece toda a cadeia produtiva, inclusive o vínculo do nosso associado com a Angus. Esperamos que seja uma maneira de aproximação com aquele criador que trabalha com a Angus, mas não é sócio ainda.

O conceito é gerar mais conexão e negócios?

Cassol - Exato. Estamos lançando um modelo de sócio diferenciado, num universo maior: o Sócio- Produtor. Tudo vem ao encontro de congregar essa cadeia que trabalha com produtos ligados à raça Angus. O segredo é encurtar caminhos: se quero um touro, vou lá na Angus Market e tenho o contato direto do selecionador. Não preciso passar por um intermediário, o que facilita, em todos os aspectos, a geração de negócio e dá rapidez.

Como foi a estreia da ferramenta logo em um ano de pandemia?

Cassol - A ideia de desenvolver essa ferramenta teve início em 2019 e, naquele momento, não tínhamos a menor ideia de que iríamos passar por uma pandemia. Com certeza, a chegada da Covid-19 mudou muito as coisas, especialmente, no que se refere ao mundo virtual de negócios. Até aqueles que tinham um pouco de pessimismo tiveram que perder o receio. A pandemia antecipou em 10 anos as mudanças nos negócios no ambiente virtual. A plataforma é uma realidade e que, com certeza, poderá atender a essa demanda para que todos os associados tenham uma maneira de estar presentes no mundo virtual. Temos uma parte dos associados que é formada por pequenos produtores e que não têm condições de ter uma página na Internet e de se apresentar de uma maneira virtual estruturada. A Associação foi feliz por ter antecipado esse pensamento e ter dado a oportunidade para todos terem condições de estar na plataforma virtual. Além disso, o Angus Market tem a vantagem de estar alocado dentro do site da Associação Brasileira de Angus, que é muito visitado e carrega grande credibilidade.

Quais as vantagens para o pequeno produtor?

Cassol - Para se ter uma ideia, a associação tem atualmente mais de 300 produtores de genética associados. Desse total, a maioria é composta de criadores de pequeno porte e que acabam não tendo uma escala que permita que eles tenham um grande investimento em relação a marketing e mídia e até mesmo leilões particulares. Para se ter um remate particular, é preciso uma escala que se justifique. Então, temos uma grande parcela de associados que pode contar com o apoio da Associação nesse sentido. Esses certamente vão se beneficiar muito. O grande produtor tem um modelo comercial consolidado de anos. Ele já vinha fazendo investimentos. É diferente da realidade do pequeno, que é muito dependente do mercado regional e não consegue expandir para muito longe o seu negócio. Com a Angus Market, a gente populariza todos os produtores, independentemente do porte. O pequeno estará ao lado do médio e do grande. Todos estão expostos juntos.

O que está disponível?

Informações georreferenciadas de onde encontrar produtores de genética, leilões de animais Angus e inspetores técnicos credenciados para dar consultoria ao rebanho. A ferramenta ainda oferece informações sobre os locais de venda de Carne Angus, indústrias parceiras e colaboradores do Programa Carne Angus Certificada. A ferramenta está disponível em https://angus.org.br/angus-market.


Projeto busca reduzir marca de fogo de vacina da brucelose em bovinos Anterior

Projeto busca reduzir marca de fogo de vacina da brucelose em bovinos

Receita com exportações gaúchas de carne de frango cresce 32,51% Próximo

Receita com exportações gaúchas de carne de frango cresce 32,51%

Deixe seu comentário