URUGUAIANA JN PREVISÃO

Desenvolve Pecuária

Fórum discute sustentabilidade em todas as pontas da cadeia produtiva da carne

Realizado neste sábado, 5/11, durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul, o Fórum da Sustentabilidade da Carne Bovina, organizado pelo Instituto Desenvolve Pecuária, reuniu todas as pontas da cadeia produtiva. O público presente conferiu a visão dos produtores, da indústria e do consumidor, além de conhecer o caso feito na produção pecuária do Pantanal.

Gestora da Fazenda Pulquéria de São Sepé, a jovem Fernanda Costabeber falou sobre a origem da família, ligada ao comércio e como isso interferiu no negócio e no relacionamento com os clientes. "A gente vê que muitos produtores não têm contato com o consumidor final e a gente tem. Para a gente, o negócio é muito natural. Eu sempre digo que minha família veio do comércio, a gente veio da cidade, então tratamos a pecuária como um comércio realmente" conta a produtora. Segundo ela, a medida em que foram estreitando as relações com os clientes, foram percebendo o que eles necessitavam. "A gente foi aprimorando os nossos processos dentro da nossa propriedade. Acabamos virando uma vitrine para isso e acho que é nosso dever também sempre mostrar o melhor da pecuária gaúcha", falou Fernanda.

Em sua fala, Fernanda Costabeber apresentou o que os clientes consumidores da Pulquéria estão exigindo, falou um pouco dos diferenciais da carne gaúcha e como agregar isso em relação à sustentabilidade. "A gente tem uma baita oportunidade na mão e precisa saber como comunicar isso para o público para agregar valor ao nosso produto", garantiu, acrescentando ainda que muitas vezes o produtor que produz com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente no Bioma Pampa "paga a conta" de irresponsabilidades realizadas na Amazônia.

O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ladislau Böes, destacou que, assim como produtores, a indústria precisa saber o que fazer para sobreviver diante da baixa demanda de consumo de carne e da perda de poder aquisitivo da população, que afeta diretamente o consumo da proteína. "Eu, que estou no setor há mais de 30 anos, nos últimos dois, tudo que posso fazer é falar do passado, pois não sabemos o que irá acontecer no futuro. Tem sido muito desafiador", desabafou. O dirigente ressaltou a importância de provocar essa reflexão sobre o que será de toda a cadeia da carne bovina.

Sobre sustentabilidade, Böes disse que o tema é uma preocupação notória desde o campo até a indústria. "Hoje a indústria tem uma grande preocupação com a parte da sustentabilidade principalmente voltada na parte ambiental, afinal, quem não estiver adequado, à legislação, à Fepam e aos órgão de regulamentação como o Ibama, não trabalha", afirmou. Segundo ele, o consumo de água, reutilização, tratamento da água, e dos efluentes são temas de grande preocupação da indústria. Não fica de fora o uso de energias renováveis. "Hoje, todas as empresas estão no mercado livre comprando energias renováveis, produzindo muitas vezes sua própria energia através de fotovoltaica. Então, a indústria acordou e tem procurado se adequar", garantiu. Ladislau Böes também citou a sustentabilidade social e econômica. "A indústria frigorífica gera muitos empregos diretos e indiretos. É grande nossa responsabilidade quanto a isso", complementou.

O gerente executivo da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), Silvio Balduíno, apresentou a experiência da coordenação da cadeia produtiva ligada ao Programa Carne Orgânica e Sustentável do Pantanal. "O pecuarista, vive hoje, cada dia mais, a pressão da modernidade, com relação à pegada de carbono, a conservação da biodiversidade, a produção em harmonia com tudo isso", disse o gestor. Segundo ele, o sucesso atingido pelo programa foi em obter o domínio de dentro da porteira, fazer parcerias com a indústria e também com o varejo. "São marcas que acreditaram no nosso modelo de produção e que hoje colocam nossos produtos à disposição do produtor final. Então, o trabalho que a associação tem feito é de manter essa cadeia alinhada, o que não é fácil, são interesses muitas vezes conflituosos, divergentes, mas a gente tem tido sucesso nessa manutenção do alinhamento da cadeia", frisou.

Já Roberto Grecellé, da Prado Consultoria, levou ao Universo Pecuária a essência de suas recentes viagens pelo Uruguai, França e São Paulo. Ao aliar com seu conhecimento sobre mercados de luxo, da classe média e também sobre a distribuição de carne de baixo valor agregado, o especialista apresentou um cenário que culmina no que deve ser o mercado da carne, daqui para frente. "A forma, a intensidade, a frequência com que nós nos alimentamos e consumimos carne bovina está mudando, e eu não estou dizendo que está aumentando ou que está diminuindo, porque existem vários mercados, mas o fato é que está mudando," garantiu. Grecellé fez apontamentos e alguns direcionamentos para que produtores rurais e varejistas tenham oportunidade de enxergar o seu negócio dentro desta migração de rota. "Acredito que muito do que está sendo ditado pelo que está acontecendo no consumo de carne no nível global, tem a ver com os hábitos alimentares da população, chamo isso de uma, talvez, mudança de rota alimentar", concluiu.


Mariana Tellechea é eleita presidente da Associação Brasileira de Angus Anterior

Mariana Tellechea é eleita presidente da Associação Brasileira de Angus

Agrigooders atrai interessados em parcerias antes da reta final do início da operação Próximo

Agrigooders atrai interessados em parcerias antes da reta final do início da operação

Deixe seu comentário