URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Produtores dispensados de emitir Nota Fiscal nas vendas internas

Segue até o dia 30 de junho a dispensa temporária de emissão da Nota Fiscal de Produtor nas vendas internas para o Rio Grande do Sul (indústria, comércio ou outro produtor), desde que previamente o comprador/destinatário emita a Nota Fiscal de entrada. 

A medida, instituída pelo Decreto 55 173 (publicado no Diário Oficial do Estado do dia nove de abril) está em vigor desde o dia 1º de abril.

Segundo a Receita Estadual, a determinação visa contribuir com as medidas de prevenção ao estado de calamidade pública do Estado em razão da Covid-19. Dessa forma, o transporte da mercadoria será documentado pela Nota Fiscal de entrada emitida pelo adquirente/destinatário. O sistema de autorização das notas eletrônicas, nesse período, deixará de exigir a informação do número da Nota Fiscal de Produtor referente à venda/saída dos produtos. Nas vendas/saídas para fora do Estado ou para exportação, o produtor deverá continuar emitindo normalmente a nota fiscal de saída dos produtos.

O objetivo da medida é evitar o deslocamento dos produtores rurais até as prefeituras para a retirada de Talão de Notas Fiscais de Produtor, com a consequente necessidade de interação com o servidor municipal, trânsito e aglomeração de pessoas no setor de atendimento, situações que podem potencializar a propagação do Coronavírus.

Os produtores rurais que tiverem certificado digital ou cartão Banrisul poderão usar a Nota Eletrônica para documentar normalmente suas vendas/saídas de produtos. "É uma medida administrativa que vai facilitar o trabalho dos produtores rurais e para que possamos continuar as atividades com prevenção e tentando reduzir os impactos", afirmou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Produtores têm até quinta para comprovar vacinação Anterior

Produtores têm até quinta para comprovar vacinação

Frigoríficos HB mantêm ritmo de produção Próximo

Frigoríficos HB mantêm ritmo de produção

Deixe seu comentário