URUGUAIANA JN PREVISÃO

Missão Intermacional

Alunos de Bagé viajam aos EUA para participar de evento da Nasa

Gustavo Mansur imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Único representante brasileiro, o projeto inovador foi batizado de Robotchê e recebe apoio do governo do Estado.

Na última sexta-feira, 14/4, os alunos Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, da Escola Estadual Frei Plácido, de Bagé, na região da Campanha, embarcaram rumo à cidade americana de Huntsville, no estado do Alabama. Eles desenvolveram um projeto de inovação que foi selecionado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e competirão no desafio Nasa Human Exploration Rover Challenge, que incentiva estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar tecnologias de exploração espacial.

Os estudantes do município gaúcho são os únicos brasileiros participantes da competição, que conta com mais de 60 equipes de 30 países. Eles desenvolveram um protótipo de veículo movido a pedaladas e projetado para atravessar a superfície simulada de Marte e da Lua. O circuito pelo qual o protótipo passará na disputa inclui dez obstáculos ao longo do caminho, além de missões como a coleta de água. O veículo foi chamado de Robotchê, nome escolhido por uma votação nas redes sociais.

O governo do Estado custeará todas as despesas da viagem, incluindo hospedagem, passagens aéreas, alimentação e o transporte do protótipo rover (veículo robótico utilizado na exploração espacial).

Os jovens competidores cursam o segundo ano de Mecânica do ensino técnico e viajaram acompanhados da diretora da escola, Sônia Machado Trindade. “Sentimos muito orgulho dessa equipe. Eles trabalharam por meses para viabilizar esse projeto”, disse a educadora. “A escola atende o ensino regular Fundamental e Médio e o ensino Técnico, que eles cursam. Incentivamos muito os projetos. Será uma experiência única para eles, um sonho que já é realidade.” Os estudantes trabalharam durante sete meses no desenvolvimento do Robotchê, acompanhados pelo professor Rodimar Acosta.

A equipe vai desembarcou em solo norte-americano em 16/4. Depois, nos dias 17,18 e 19, ocorreram as montagens e os ajustes do rover, quando foram realizados os testes que antecedem o evento. A competição acontece entre 20 e 22. A partir dos dias 23 e 24, ocorre a desmontagem do rover e a preparação para o embarque de retorno ao Brasil.

De Bagé, os familiares dos estudantes acompanharão o desafio final, já que a competição será transmitida pelo canal Nasa TV. Nas últimas semanas, os jovens receberam homenagens na Câmara de Vereadores da cidade e em eventos, deram entrevistas e sonharam com o tão aguardado momento, que teve até contagem regressiva nas redes sociais. A hora chegou. A “cidade dos foguetes”, como Huntsville é conhecida por sediar uma base da Nasa, espera pelos sonhos dos quatro bageenses, que já são uma inspiração para os jovens gaúchos e brasileiros no caminho da ciência e da tecnologia.

Universidade de Brasília disponibiliza cursos online Anterior

Universidade de Brasília disponibiliza cursos online

10ª CRE recebe veículo do governo do Estado Próximo

10ª CRE recebe veículo do governo do Estado

Deixe seu comentário