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Formação do Programa Mentoria Pedagógica reúne educadores

imagem ilustrativa.

- Formação do Programa Mentoria Pedagógica reúne educadores

A  Secretaria da Educação (Seduc), realiza nesta segunda, 4/8, e terça-feira, 5/8, uma nova etapa do Programa Mentoria Pedagógica. A formação, sediada na Unisinos, em São Leopoldo, reúne mentores e chefias pedagógicas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Rio Grande do Sul com o objetivo de qualificar o acompanhamento pedagógico nas escolas e reforçar a gestão das aprendizagens no segundo semestre letivo. 

Durante a abertura do encontro, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Sherol dos Santos, destacou o papel da mentoria como uma formação contínua voltada aos supervisores escolares. “Estamos aqui para oferecer um espaço de trocas, escuta ativa e práticas colaborativas que ajudem a garantir melhores resultados na aprendizagem”, afirmou. A programação inclui a análise de indicadores, estudo dos Cadernos de Aprendizagem Contínua e planejamento das ações pedagógicas para os próximos meses. 

As atividades estão organizadas em oito salas de trabalho com cerca de 35 participantes cada, conduzidas por formadores da Seduc em parceria com o Centro de Práticas Educacionais. Representando a 15ª CRE, Taciana Vendruscolo enfatizou a importância do uso de dados na tomada de decisões educacionais, especialmente em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saer). Já a mentora pedagógica Nádia Federle lembrou que “por trás de cada número, há um estudante”, reforçando a necessidade de interpretar os resultados com sensibilidade e foco no engajamento dos alunos. 

O Programa Mentoria Pedagógica oferece suporte técnico e pedagógico contínuo às equipes escolares, combinando encontros presenciais e virtuais. A iniciativa é parte da estratégia do governo para aprimorar os indicadores educacionais e assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes da Rede Estadual, promovendo uma educação de qualidade e centrada nas reais necessidades das comunidades escolares.

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