URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ensino Médio

Outubro Rosa é tema de projeto de alunos do Romaguera

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Romaguera Corrêa do professor José Luís Alves da Silva estão participando de um projeto com o objetivo de despertar nos jovens estudantes o interesse pelas profissões. Com a disciplina Mundo do Trabalho, os alunos saem da sala de aula e são levados para conhecer a estrutura e a rotina de empresas e instituições. No total, 100 alunos com idade entre 15 e 17 anos, de cinco turmas, estão envolvidos no projeto.

A temática escolhida foi o 'Outubro Rosa' e o Hospital Santa Casa foi a primeira parada da turma. O Projeto Outubro Rosa visa a construção de uma campanha educativa em torno da prevenção e do combate aos tipos de câncer que mais atingem as mulheres no Brasil.

Segundo o Professor, o projeto será construído durante os meses de agosto e setembro após visitas nos postos de saúde, na Secretaria Municipal de Saúde e na Câmara de Vereadores. O trabalho tem ainda a parceria da disciplina de Cultura e Tecnologias Digitais e, ao final das pesquisas, nos primeiros dias de outubro, um material audiovisual sobre o tema será exibido. "A vontade dos alunos é que o trabalho não fique restrito à comunidade escolar, por isso, o objetivo é atingir a sociedade como um todo", conta.

José Luís explica que o tema está atrelado aos conteúdos propostos. "Busquei atrelar o conteúdo do componente curricular com a campanha. Assim, os alunos assumem o papel de cidadãos que exercem o direito de atuar na sociedade". Ele ainda conta que o viés foi bem recebido pelas turmas, que iniciaram as pesquisas na internet e começaram ir a campo em busca de informações, visando fazer uma campanha diferente.

"Os estudantes vêm encarando o Outubro Rosa não mais como uma campanha comum e tradicional que se caracteriza somente pela iluminação de prédios e pelo uso da fitinha rosa no peito. Como protagonistas do projeto entenderam a necessidade de ir além. E a escola se constitui como um desses espaços de debate crítico, aprofundado e propositivo", afirma.

Paralelo ao trabalho sobre a campanha propriamente dita, os alunos vivenciarão as múltiplas profissões envolvidas no processo. Médicos oncologistas, mastologistas, ginecologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, radiologia, radioterapia, quimioterapia entre outras.

O projeto nasceu a partir dos dados impactantes nessa área. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, mais de 66 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. Além disso, mais de 20 mil mulheres foram diagnosticadas com tumor no Cólon e reto e quase 27 mil, no colo do útero. Cerca de 70% dos casos são diagnosticados em estágios avançados.

Visita ao HSCU

O grupo de estudantes esteve no Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) nesta semana, sendo recepcionados pela gestora administrativa, enfermeira Thaís Aramburu, e pela coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da instituição, enfermeira Caroline Ribeiro Carvalho. Ao final, o grupo conheceu os setores do HSCU envolvidos no tratamento do câncer de mama, como Centro de Diagnóstico por Imagem e Oncologia.


Candidatos pré-selecionados devem enviar informações até sexta Anterior

Candidatos pré-selecionados devem enviar informações até sexta

Cecampe-Sul acontecerá em Uruguaiana Próximo

Cecampe-Sul acontecerá em Uruguaiana

Deixe seu comentário