Nova lei cria política nacional de prevenção e combate ao HPV
processo seletivo
Prefeitura convoca aprovados em dois processos seletivos

Pexels/Ilustrativa - Convocados deverão participar de uma reunião de oferta de vagas na segunda-feira, às 14h, na Semed
A Secretaria Municipal de Administração publicou, na terça-feira, 22/7, a convocação de candidatos aprovados em processos seletivos simplificados voltados às áreas da educação.
Os editais 236/2025 e 237/2025 convocam, respectivamente, aprovados para os cargos de auxiliar pedagógico (PSS 156) e auxiliar de inclusão (PSS 185), com atuação vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O auxiliar de inclusão presta apoio escolar em atividades de alimentação, higiene e locomoção da criança ou adolescente com deficiência, além de auxiliar nas tarefas em que o aluno incluso apresenta maior dificuldade, como as relacionadas à acessibilidade.
A apresentação dos convocados deve ocorrer em até cinco dias corridos a partir da publicação dos editais, junto à Semed, localizada na Travessa Cel. Brasil Lago, nº 2338, no bairro São João, durante o horário de expediente.
Os candidatos das duas seleções deverão participar de uma reunião de oferta de vagas no dia 28/7, segunda-feira, às 14h, na sede da Semed. A presença é considerada indispensável, já que as contratações têm caráter imediato.
Aqueles que não comparecerem à reunião perdem o direito de escolha do local de atuação e têm até 48 horas após o encontro para se apresentar, sob risco de serem considerados desistentes.
Documentação necessária
Para efetivar a contratação, os candidatos devem apresentar duas cópias de cada documento exigido nos editais originais de inscrição (ED 359/2023 para os auxiliares pedagógicos e ED 114/2025 para os auxiliares de inclusão), além dos documentos originais, que serão autenticados pela equipe da Semed. A lista com os convocados está disponível no site do CIDADE.
Aumento na demanda
Em 2022, a rede municipal incluía 361 alunos laudados; em 2023, esse número aumentou para 451; e, em 2024, chegou a 524 alunos laudados, com 268 em investigação. Já neste ano, até o momento, são 550 alunos laudados e mais de 300 em investigação.
Conforme Soares, muitos desses alunos apresentam casos graves, que demandam atendimento exclusivo — inclusive por meio de notificações do Ministério Público da Educação, que chegam a todo momento, solicitando o atendimento imediato de auxiliares de inclusão. Em 2024, cerca de sessenta estagiários da rede municipal deixaram de auxiliar nas atividades dos alunos de inclusão.
A secretária de Educação, Dirce Gracioso, foi contatada para apontamentos sobre a importância desses profissionais dentro da sala de aula, porém não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.
Deixe seu comentário