URUGUAIANA JN PREVISÃO

processo seletivo

Prefeitura convoca aprovados em dois processos seletivos

Pexels/Ilustrativa - Convocados deverão participar de uma reunião de oferta de vagas na segunda-feira, às 14h, na Semed

A Secretaria Municipal de Administração publicou, na terça-feira, 22/7, a convocação de candidatos aprovados em processos seletivos simplificados voltados às áreas da educação.

Os editais 236/2025 e 237/2025 convocam, respectivamente, aprovados para os cargos de auxiliar pedagógico (PSS 156) e auxiliar de inclusão (PSS 185), com atuação vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O auxiliar de inclusão presta apoio escolar em atividades de alimentação, higiene e locomoção da criança ou adolescente com deficiência, além de auxiliar nas tarefas em que o aluno incluso apresenta maior dificuldade, como as relacionadas à acessibilidade.

A apresentação dos convocados deve ocorrer em até cinco dias corridos a partir da publicação dos editais, junto à Semed, localizada na Travessa Cel. Brasil Lago, nº 2338, no bairro São João, durante o horário de expediente.

Os candidatos das duas seleções deverão participar de uma reunião de oferta de vagas no dia 28/7, segunda-feira, às 14h, na sede da Semed. A presença é considerada indispensável, já que as contratações têm caráter imediato.

Aqueles que não comparecerem à reunião perdem o direito de escolha do local de atuação e têm até 48 horas após o encontro para se apresentar, sob risco de serem considerados desistentes.

Documentação necessária

Para efetivar a contratação, os candidatos devem apresentar duas cópias de cada documento exigido nos editais originais de inscrição (ED 359/2023 para os auxiliares pedagógicos e ED 114/2025 para os auxiliares de inclusão), além dos documentos originais, que serão autenticados pela equipe da Semed. A lista com os convocados está disponível no site do CIDADE.

Aumento na demanda

Em 2022, a rede municipal incluía 361 alunos laudados; em 2023, esse número aumentou para 451; e, em 2024, chegou a 524 alunos laudados, com 268 em investigação. Já neste ano, até o momento, são 550 alunos laudados e mais de 300 em investigação.

Conforme Soares, muitos desses alunos apresentam casos graves, que demandam atendimento exclusivo — inclusive por meio de notificações do Ministério Público da Educação, que chegam a todo momento, solicitando o atendimento imediato de auxiliares de inclusão. Em 2024, cerca de sessenta estagiários da rede municipal deixaram de auxiliar nas atividades dos alunos de inclusão.

A secretária de Educação, Dirce Gracioso, foi contatada para apontamentos sobre a importância desses profissionais dentro da sala de aula, porém não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.

Prefeitura convoca aprovados em dois processos seletivos Anterior

Prefeitura convoca aprovados em dois processos seletivos

Prêmio Jovem Cientista recebe projetos até 31 de julho Próximo

Prêmio Jovem Cientista recebe projetos até 31 de julho

Deixe seu comentário