URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bolsistas

Uruguaiana tem representante aprovada no Programa Alfabetiza Tchê

Divulgação/10ªCRE. - No âmbito municipal, a 10ª CRE também conta com aprovados em municípios vizinhos, como Alegrete, Barra do Quaraí e Itaqui.

A Secretaria da Educação (Seduc) tornou pública, na segunda-feira, 8/9, a lista definitiva do segundo processo seletivo de 2025 para bolsistas do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - Alfabetiza Tchê. A relação final saiu após a análise dos recursos apresentados pelos participantes. 

O programa tem como meta qualificar as práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Nesta etapa, 216 professores foram aprovados para atuar como formadores, em dois níveis: Regional e Municipal, conforme os editais que nortearam a seleção. 

Na área de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que tem sede em Uruguaiana, foram selecionados profissionais para atuar em diferentes municípios. No Nível Regional, a selecionada foi Luciane Grecilo da Silva.  

Já no Nível Municipal, dentro da área de abrangência da 10ª CRE, os aprovados foram: Mariele Moura Brandolt e Quelen Cristina Gomes da Silva, em Alegrete. Rosangela Celeste Carvalho de Lima, em Barra do Quaraí e Kelli Fabiane da Silva Richardt e Letticia Lopes Santana, em Itaqui. Em Uruguaiana, não houve candidatos contemplados nesta etapa municipal. 

Os professores formadores terão como missão conduzir encontros formativos, apoiar práticas pedagógicas em sala de aula e colaborar para o avanço da alfabetização, especialmente junto às turmas de 1º e 2º anos. 

Critérios de seleção e próximos passos 

Os educadores escolhidos passaram por avaliação que considerou tanto a formação acadêmica, quanto a trajetória profissional em atividades ligadas ao ensino nos primeiros anos escolares. Outro requisito obrigatório foi comprovar vínculo como servidor público, seja municipal ou estadual, em cargo efetivo ou temporário. 

Com a divulgação da listagem final, os selecionados precisam formalizar o termo de compromisso presencialmente entre os dias 15 e 17 de setembro. Quem foi aprovado no nível regional deve comparecer à sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) correspondente, enquanto os bolsistas municipais devem se apresentar na secretaria de educação do município onde realizaram a inscrição. 

A bolsa destinada ao cargo de Formador de Alfabetização é de R$600,00 mensais, tanto para a atuação regional quanto municipal. O benefício tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, somando até dois anos. Vale destacar que o valor não possui caráter salarial, ou seja, não há descontos previdenciários ou tributários, e o pagamento será realizado por depósito em conta corrente. 

O programa 

O Alfabetiza Tchê integra o conjunto de ações estratégicas do governo estadual voltadas à elevação dos índices de aprendizagem na alfabetização. Por meio do programa, professores da rede pública recebem suporte financeiro e pedagógico para desenvolver atividades de formação continuada e acompanhamento nas escolas gaúchas. 

 


Unipampa coordena projeto de referência em monitoramento climático Anterior

Unipampa coordena projeto de referência em monitoramento climático

Desfile Cívico Militar reuniu multidão na Avenida Presidente Vargas Próximo

Desfile Cívico Militar reuniu multidão na Avenida Presidente Vargas

Deixe seu comentário