URUGUAIANA JN PREVISÃO

Campus Uruguaiana

Unipampa lança Sala de Apoio Materno Infantil

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O local poderá ser usando tanto por docentes e discentes e funcionará de segunda a sábado.

Na próxima terça-feira, 6/6, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, realizará a inauguração da Sala de Apoio Materno Infantil, que está vinculada ao projeto de extensão “Promover, Proteger e Apoiar o Aleitamento Materno, dentro da Universidade”, sob coordenação da professora Doutora Daiani Cherubim, do curso de Enfermagem.

A sala de apoio é uma das primeiras ações do projeto, que tem como objetivo orientar as mulheres e famílias que estão inseridas na comunidade acadêmica no processo de amamentação. “Iniciamos o projeto por meio da sala de apoio, com oficinas de aleitamento materno, de manejo da lactação, de como lidar com fissuras e como corrigir a pega. Temos como objetivo promover o aleitamento materno em todos os espaços da universidade e futuramente em outros locais do município”, destaca a professora Daiani.

O projeto teve início a partir da necessidade levantada por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido por uma egressa do curso de enfermagem. Por meio do TCC foi levantada a ideia de se ter uma sala de apoio a amamentação no campus, “como se sabe o aleitamento materno tem uma política de promoção, proteção e apoio, de muita importância para a saúde materna infantil e para a saúde das crianças e das mulheres. Diante da importância da prática do aleitamento materno surgiu a ideia desse projeto de extensão, que está sob minha coordenação, inserido dentro do Grupo de Pesquisa e Estudo na Saúde da Mulher (GRUPESM)”, revela a professora.  O GRUPESM é liderado pelas professoras Doutoras Daiani Cherubim e Lisie Prates.

Através da sala de apoio serão promovidas oficinas de segurança alimentar e nutricional para aquelas mulheres que por decisão não amamentam ou alguma indicação clínica não conseguem, serão auxiliadas em como manusear os utensílios e conhecerem as fórmulas lácteas para que se melhore a qualidade da alimentação dessas crianças.

O lugar está sendo preparado com muita atenção e cuidado, “estamos preparando e organizando o espaço para que mulher possa amamentar ou até mesmo fazer a extração do leite para manutenção da lactação. O espaço também poderá ser usado para se precisar trocar fralda e até mesmo para que a criança possa ficar na sala com um acompanhante”, destaca.

O local poderá ser usando tanto por docentes e discentes e funcionará de segunda a sábado, “a gente sabe que podemos ter acadêmicas ou até mesmo docentes que necessitam, por um período, trazer a sua rede de apoio para auxiliar durante as atividades acadêmicas, então pode ficar ali o acompanhante dentro da sala com o bebê, enquanto a lactante realiza a sua atividade ou demanda acadêmica.  Ela também poderá utilizar o espaço para amamentar, é um espaço para que toda comunidade acadêmica possa acessar e se sentir incluída em todos os ciclos da vida, seja a mãe, a rede de apoio ou até mesmo uma família que esteja dentro da universidade”, afirma Daiani.

O projeto possui uma acadêmica bolsista do curso de enfermagem e é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) da Unipampa. Além da bolsista, a ação também conta com o trabalho de voluntários de outros cursos do campus, que podem atuar dentro da extensão, que participarão ministrando oficinas e até mesmo prestando auxílio as famílias que forem acessar a sala.

Para utilizar a sala de apoio é necessário responder a um formulário disponibilizado pela equipe, onde são captados os dados das pessoas que tem interesse em serem assistidas pelo projeto de extensão e utilizar a sala, mediante o cadastro o acesso é liberado. Para os que levarão acompanhantes é necessário informar no momento do cadastro, podendo ser da universidade ou de fora.

No dia 6/6 também será realizado a inauguração oficial do espaço UnipampaKids, que se trata de um projeto de ação social coordenado pela professora Doutora Eloá Chiquetti e com colaboração do professor Christian Caldeira Santos, o projeto tem como objetivo apoiar estudantes e servidores com seus filhos pequenos, no período em que estão em atividades acadêmicas e profissionais no campus.

A diretora do campus Uruguaiana relata a importância de espaços como estes, “a universidade precisa ser acolhedora. Precisamos oportunizar para que nossos alunos e servidores tenham a universidade como uma extensão da sua casa, pois passam boa parte do seu dia na instituição. Acolher os filhos é uma dessas ações”, destaca Cheila Stopiglia.

“Frequentemente recebemos crianças no campus, que ficam com seus pais nas aulas ou ambientes de trabalho. Cada vez mais, os professores têm sido sensíveis a essas necessidades e auxiliado no que conseguem. Mas, como instituição temos condições de fortalecer essa rede de apoio e é o que estamos fazendo. Temos bolsistas institucionais e voluntários que estão atuando nos projetos que acontecem e acontecerão nesses espaços e, com isso, proporcionaremos melhores condições para todos” enfatiza a diretora.

Prazo da lista de espera do Fies termina nesta sexta Anterior

Prazo da lista de espera do Fies termina nesta sexta

Estudos de Recuperação Contínua começam nesta quinta-feira Próximo

Estudos de Recuperação Contínua começam nesta quinta-feira

Deixe seu comentário