Falso Médico
Santa Casa alerta para tentativa de golpe em seu nome

Helena Biasi/JC - Familiares devem confirmar informações financeiras apenas pelos números oficiais do hospital.
A direção do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) emitiu, no sábado, 6/9, uma nota de alerta à comunidade após receber relatos de familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sobre tentativas de fraude por meio de ligações telefônicas.
Segundo a instituição, os telefonemas são feitos por uma pessoa que se identifica como “doutor Marcelo” e pede transferências de valores em nome do hospital. A Santa Casa ressalta que não solicita pagamentos via Pix a familiares de pacientes em nenhum tipo de contato telefônico.
O hospital explica que, em casos de internações particulares ou por convênios, pode haver contato para acertos financeiros, mas nunca com pedidos dessa natureza. “Trata-se de uma prática criminosa que busca explorar famílias já fragilizadas pela internação de seus entes queridos”, afirmou a nova gestão do HSCU.
A administração reforça que não realiza cobranças por telefone ou WhatsApp e orienta a população a desconfiar de qualquer solicitação de dinheiro por esses canais. Nos casos em que houver necessidade de negociação financeira, a recomendação é sempre confirmar diretamente pelos números oficiais do hospital.
Ainda conforme a instituição, mensagens urgentes que envolvem valores devem ser imediatamente recusadas, lembrando que o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é totalmente gratuito e não exige qualquer tipo de pagamento. O hospital também orienta que informações pessoais ou bancárias não sejam repassadas sem a devida verificação.
Em situações de suspeita, a orientação é registrar boletim de ocorrência presencialmente em uma delegacia ou de forma online, entregando uma cópia à Santa Casa. A gestão ainda pede que familiares e amigos compartilhem essas informações para evitar novas tentativas de golpe.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, até esta segunda-feira (8/9), não houve novos registros após a divulgação do alerta e das orientações aos familiares. O órgão também destacou que nenhum parente de pacientes chegou a ser vítima da fraude.
Para dúvidas e confirmações, o hospital lembra que o único número oficial da Santa Casa de Uruguaiana é (55) 3414-5500. “Fique atento e proteja-se. A sua segurança é prioridade”, reforçou a direção.
Deixe seu comentário