URUGUAIANA JN PREVISÃO

SAÚDE DA MULHER

Agosto Dourado trata sobre direitos das mulheres lactantes

Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A SMS preparou um cronograma para a comemoração do mês.

O mês comemorativo veio de uma construção pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, num encontro da OMS com o Unicef 

O Agosto Dourado é uma campanha nacional dedicada à promoção do aleitamento materno, celebrada durante todo o mês no Brasil. A iniciativa visa sensibilizar e informar a população sobre a importância do leite materno na saúde e no desenvolvimento infantil, destacando seus benefícios nutricionais e imunológicos únicos. O "Agosto Dourado" também busca apoiar as mulheres lactantes, garantindo seu direito à amamentação em locais públicos e privados, sem discriminação. 

As assistentes sociais, Amanda Charão e Michele Costa, do setor primário de atendimento da Secretaria de Saúde de Uruguaiana, desenvolvem um trabalho de orientações sobre os direitos das gestantes nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). "O nosso papel dentro da atenção primária, assim como de todos os nossos colegas, é a prevenção e a promoção de saúde, então iniciamos a trabalhar com projetos voltados para o tema. Nosso primeiro programa foi sobre dignidade menstrual e o segundo foi sobre o direito das gestantes. Além do nosso trabalho na Secretaria de Saúde, também caminhamos juntos com outras secretarias, como de Desenvolvimento Social, em que auxiliamos no programa Mãe Gaúcha" explicou Michele Costa. 

Os direitos sociais das gestantes e lactantes, incluem guichês e caixas especiais ou prioritários nas filas de serviços públicos e privados como supermercados, bancos e lojas; assento prioritário no transporte público para gestantes, lactantes e mulheres com crianças de colo de até dois anos; direito a um valor extra durante a gravidez e amamentação para mulheres que fazem parte do Bolsa Família. Além desses direitos sociais, existem os direitos trabalhistas, como explica Amanda Charão. "A mulher tem direito a licença maternidade, caso tenha vínculo empregatício, 120 no CLT e 180 para servidores públicos, também é possível conseguir a licença maternidade para estudantes a partir do 8º mês. Até o bebê completar seis meses a mulher tem o direito de ser dispensada do trabalho por dois períodos de meia hora ou um período de uma hora para amamentar. Um tópico muito importante é sobre a amamentação em locais públicos, não existe nenhuma restrição ao amamentar, então a criança deve ser amamentada onde ela sentir fome. Infelizmente isso é uma 'lei cultural', as mulheres acabam com vergonha, mas as elas e os bebês têm que ter o direito de serem livres" explicou. 

Cronograma municipal 

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana (SMS) desenvolverá uma série de atividades ao longo dos próximos dias em homenagem ao Agosto Dourado. O ponto alto das ações de incentivo a amamentação ocorrerá no dia 21/8, no pátio da Policlínica Infantil - em frente ao mercado público, onde uma ação conjunta entre a Saúde da Mulher e a Policlínica Infantil chama a atenção das gestantes, mães de recém-nascidos e puérperas para a importância do aleitamento e a influência que este processo traz para a vida das crianças repercutindo no seu desenvolvimento e futuro. Acadêmicos dos cursos da Saúde, assim como de cursos técnicos também participarão das atividades. Confira as oficinas ofertadas: Revisão e atualização das carteiras de vacinação (crianças, gestantes, puérperas); Técnicas e apoio a amamentação; Nutrição da gestante e do bebê; A nutrição no puerpério; A importância da fisioterapia pélvica na saúde da mulher; Saúde bucal; Orientação sobre banco de leite e seu funcionamento; Planejamento Reprodutivo: Orientações sobre o Diu, Púlulas anticoncepcionais e Laqueadura; Importância do apoio psicológico no puerpério; Cuidados com RN; Mamãe volta ao trabalho, e agora?. 

Além disso, ocorrerão palestras e orientações em todas as ESFs do município e um cronograma especial no Setor de Saúde da Mulher com inúmeras atividades ao longo do mês.

 

 

 


Vigilância Ambiental de Uruguaiana alerta sobre o mosquito-pólvora Anterior

Vigilância Ambiental de Uruguaiana alerta sobre o mosquito-pólvora

Prazo para Declaração Anual de Rebanho termina na quarta-feira Próximo

Prazo para Declaração Anual de Rebanho termina na quarta-feira

Deixe seu comentário