URUGUAIANA JN PREVISÃO

Especialistas

Município confirma contratação de reumatologista

Daiany Mossi/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - - Até então, as pessoas com essas patologias faziam tratamento fora do município.

A Prefeitura de Uruguaiana contratou uma médica reumatologista para atuar na rede básica de saúde. A profissional deverá iniciar os atendimentos no mês de julho, e realizará consultas para pacientes com lúpus ou fibromialgia que estão na fila de espera do município. 

Os reumatologistas trabalham no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema musculoesquelético. Especializados em cuidar da saúde das articulações, ossos e músculos, esses profissionais oferecem suporte essencial para pacientes em busca de alívio da dor crônica e melhoria da qualidade de vida. 

De acordo com a secretária de Saúde, Suziele Pivetta, o início dos atendimentos não tem data certa ainda, mas está próximo de acontecer. Suziele Pivetta ainda afirma que são cerca de 300 pessoas no município que aguardam atendimento da especialista. 

“Está é uma demanda reprimida do município, buscamos durante muito tempo um profissional para atender nossa comunidade. Tivemos o auxílio do grupo de usuários com fibromialgia na indicação da médica, marcamos reunião e iniciamos as tratativas. A vinda desta profissional vai trazer maior qualidade no atendimento a este público” afirmou Suziele Pivetta. 

Segundo a secretária de Saúde, apesar do município não dispor um reumatologista até o momento, todo o acompanhamento de pessoas acometidas com essas patologias é feito no município. Já os procedimentos são feitos via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em que os pacientes têm o direito ao deslocamento para receber o tratamento das doenças pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com um profissional especializado. Os encaminhamentos são feitos através do sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) especializadas do SUS. 

No ano de 2023, cerca de 24 pessoas foram atendidas com Lúpus em Uruguaiana, doença autoimune crônica que afeta diversos órgãos e sistemas do corpo. Além disso, 578 pessoas realizaram acompanhamento de Fibromialgia, síndrome crônica caracterizada por causar dor generalizada e sensibilidade em várias partes do corpo. 

 


Estado monitora casos de tuberculose em pessoas em situação de rua Anterior

Estado monitora casos de tuberculose em pessoas em situação de rua

Estado assegura acesso gratuito a documentos para vítimas da enchente Próximo

Estado assegura acesso gratuito a documentos para vítimas da enchente

Deixe seu comentário