URUGUAIANA JN PREVISÃO

Suporte

Secretaria da Cultura do RS avalia danos ao patrimônio

bruno_rteixeira/X/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 92 – O térreo da Casa de Cultura Mario Quintana foi totalmente comprometido.

Secretaria da Cultura do RS avalia danos ao patrimônio 

A secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, expressou sua visão sobre o futuro do setor cultural após a recente tragédia no estado. Ela mencionou que diversas organizações estão oferecendo suporte e profissionais para ajudar na recuperação do patrimônio danificado. 

Beatriz ressaltou que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está comprometida em financiar todos os esforços necessários para restaurar esse patrimônio.  

Sobre a extensão dos danos, ela explicou que apenas 30 municípios do estado não foram afetados diretamente pelas enchentes, o que torna o processo de avaliação dos estragos bastante abrangente. Ela afirmou que a equipe da Secretaria está trabalhando incessantemente com os municípios para compreender a magnitude dos danos. 

A secretária mencionou o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, cujo acervo ficou submerso. Ela informou que as peças da coleção foram transferidas para São Jerônimo, onde estão sendo mantidas congeladas até que seja possível iniciar o processo de restauração.  

Outro espaço cultural afetado foi a Casa de Cultura Mario Quintana, onde o andar térreo foi totalmente comprometido. Nesse local, estão localizados a Cinemateca Paulo Amorim, a Livraria Travessa e o bar e restaurante Térreo. Sobre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Beatriz afirmou que a maior parte do acervo foi preservada, exceto as mapotecas.  

Ela relatou que ainda há água no andar térreo do Margs, mas a Sedac está trabalhando em parceria com o Sistema Estadual de Museus e o Departamento de Memória e Patrimônio para lidar com a situação. Além disso, ela mencionou estar em contato com a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que disponibilizou recursos do curso de conservação e restauro de bens materiais para ajudar na recuperação. 

92 – O térreo da Casa de Cultura Mario Quintana foi totalmente comprometido. bruno_rteixeira/X/Divulgação 


Deputada propõe auxílio emergencial para artistas do RS Anterior

Deputada propõe auxílio emergencial para artistas do RS

Festival beneficente “Salve o Sul” ocorre em junho Próximo

Festival beneficente “Salve o Sul” ocorre em junho

Deixe seu comentário