URUGUAIANA JN PREVISÃO

VACINA

Uruguaiana não tem vacina contra a covid-19 para crianças

Autor desconhecido/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As vacinas estão em falta no município desde o início do mês de julho.

As doses em falta são para crianças entre os seis meses e 11 anos e estão em falta em todo o Rio Grande do Sul 

O estado do Rio Grande do Sul não possui estoque da vacina contra a Covid-19 para crianças menores de 12 anos, deixando centenas de municípios desabastecidos. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado.  

O imunizante direcionado para essa faixa etária é a monovalente XBB. O Ministério da Saúde informou que não há falta de vacinas no território nacional, no entanto, devido às condições operacionais, a distribuição está ocorrendo de forma semanal de acordo com a capacidade de armazenamento de cada Estado. 

O município de Uruguaiana está sem o imunizante desde 5/7, com a promessa do Governo do Estado de que a distribuição se normalizaria ao longo dos dias. Muitas famílias buscam informações sobre o reabastecimento do sistema, mas não há data prevista.  

De acordo com dados do Governo do Estado, dos bebês entre seis meses e dois anos apenas 1.025 receberam a primeira dose da vacina no município, enquanto crianças de três a quatro anos, 1.059 tem pelo menos uma dose. Já as crianças de cinco a 11 anos, foram imunizadas, com pelo menos uma dose soma 9.611. 

O público alvo para receber a vacina contra a covid-19 no município é de cerca de 49 mil pessoas, sendo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (suspenso temporariamente), pessoas acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestante e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e pessoas em situação de rua. 

Outras vacinas 

Conforme a secretária de Saúde, Suziele Pivetta, o município dispõe de todas as demais vacinas do calendário nacional de imunização. As doses estão disponíveis nos postos de saúde da cidade e interior. Para ter acesso a dose, basta apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde e um documento com foto. “É fundamental que a comunidade mantenha o seu cartão de saúde em dia. Estamos cobrando do Ministério de Saúde as doses infantis que estão em falta, mas entendemos se tratar de uma questão de abastecimento em rede”, disse a secretária Suziele. 

 


Advogado fala sobre os direitos das pessoas com Autismo Anterior

Advogado fala sobre os direitos das pessoas com Autismo

Vigilância Ambiental de Uruguaiana alerta sobre o mosquito-pólvora Próximo

Vigilância Ambiental de Uruguaiana alerta sobre o mosquito-pólvora

Deixe seu comentário