Segunda-feira
Campanhas de multivacinação e contra a poliomielite começam dia 8
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A partir da próxima segunda-feira, 8/8, iniciam as campanhas nacionais de Multivacinação e contra a Poliomielite em todos os municípios do Brasil. As ações, que visam atualizar a caderneta de vacinação e combater a paralisia infantil, ocorrem até o dia 9 de setembro.
As aplicações ocorrem de segunda a sexta-feira, em todos os postos de saúde da cidade das 8h às 11h e das 14h às 17h e Sala de Vacinas do Posto Central das 8h às 12h e das 13h às 17h30min. As unidades do interior atenderão conforme o horário de cada unidade. Na Sala de Vacinas haverá dois intervalos diários - às 10h e às 15h - para higienização do local durante 30 minutos.
A vacina contra a poliomielite será para crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e será administrada na população dessa faixa etária independentemente da situação vacinal. Já a Campanha de Multivacinação é destinada às crianças e adolescentes menores de 15 anos - de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias e visa realizar a atualização da caderneta de vacinação.
Os pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança ou adolescente.
Orientação da semana
A Secretaria Municipal da Saúde também divulgou nesta sexta-feira a orientação da vacinação para o período entre a próxima segunda-feira, 8/8, até a sexta-feira, 12/8. Serão distribuídos imunizantes contra a covid-19 e influenza em todos os postos de saúde da cidade e do interior. Nas unidades da cidade será das 8h às 11h e das 14h às 17h, já no interior conforme horário de cada unidade de saúde. A etapa vai ofertar primeira dose, segunda dose, dose de reforço e quarta dose.
A vacinação contra o coronavírus terá a primeira dose disponível para pessoas com três anos ou mais. A segunda dose será aplicada mediante data estipulada no cartão. A dose de reforço será para pessoas com 12 anos ou mais com quatro meses de intervalo da segunda dose. Já a 4ª dose poderá ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos - ambos com quatro meses de intervalo da primeira dose de reforço.
A vacinação de gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto, assim como a segunda dose para adolescentes e crianças com esquema do laboratório Pfizer ocorrerá somente no Posto Central.
Para receber qualquer um dos imunizantes contra a covid-19 é preciso apresentar documento com foto; cartão do SUS; comprovante das doses anteriores; e caderneta de vacinação para crianças de até 12 anos.
Influenza
A vacina contra a Influenza ocorrerá para pessoas a partir de seis meses de idade que ainda não realizaram a aplicação. Para isso é preciso estar em posse de documento com foto e cartão do SUS. Conforme a SMS, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Deixe seu comentário