Nesta sexta-feira
Defesa Civil alerta para chegada de frente fria
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Defesa Civil Nacional, alertou o país para a chegada de uma nova frente fria, especialmente no Sul do Brasil, a partir desta sexta-feira, 10/5, até a próxima segunda-feira, 13/6. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Woutheres, a onda de frio que atingirá o município será semelhante à que passou na segunda quinzena de maio.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a chegada de uma massa de ar de origem polar que derrubará as temperaturas na região. O instituto emitiu alerta de risco à saúde por declínio de temperatura e risco de geada.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta sexta-feira, a onda de frio começa a atingir todo o Sul do Brasil e previsão de geada forte e moderada no sábado, 11/6. As temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C na região da Serra Gaúcha. No domingo, 12/6, o cenário de frio permanece também com chance de geada no Oeste, Norte e serra do Rio Grande do Sul. A frente fria poderá levar o ar frio até o Nordeste brasileiro, derrubando as temperaturas, principalmente, no estado da Bahia.
A MetSul Meteorologia, uma das principais empresas de informação meteorológica do Cone Sul, informou que a Fronteira Oeste poderá se deparar com termômetros marcando 0ºC a 2ºC durante a passagem da frente fria. A empresa ainda informou que os principais dias de geada devem ser o sábado, o domingo e a segunda-feira.
Cuidados
A Defesa Civil Nacional ainda alertou para cuidados especiais com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos.
Segundo o Ministério, essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.
Campanha do Agasalho
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, acontecerá neste sábado, 11/6, das 14h às 17h, o drive-thru de ação de coleta de agasalhos e cobertas, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Defesa Civil. A população poderá entregar os materiais no Parque Dom Pedro II, o Parcão, localizado na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Andradas.
Deixe seu comentário