Rio Uruguai
Enchente deixa 18 pessoas desabrigadas
Jairo Souza / JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O aumento do nível do Rio Uruguai retirou quatro famílias de suas casas na última quinta-feira, 2/6. Desde então, as sete crianças e os 11 adultos dos bairros Santo Antônio e Mascarenhas de Moraes - conhecido popularmente como Marduque - estão abrigadas no Centro Esportivo Zona Leste.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Woutheres, as pessoas foram retiradas na última semana de maneira preventiva. Dessa forma, foi possível retirar as famílias, pertences e móveis de dentro das residências sem que fossem prejudicados pelas águas. O Rio invadiu a primeira casa na noite de sexta-feira, 3/6.
O monitoramento do nível do Rio Uruguai ocorre diariamente. Nesta segunda-feira, 6/6, o Rio estava com 8,55 metros acima do nível normal, mas já iniciou a abaixar. O aumento ocorrido no final de semana foi devido às chuvas que atingiram as cabeceiras do Rio e o noroeste do Rio Grande do Sul.
Segundo Paulo, existe a previsão de chuva para Uruguaiana nesta terça-feira, 7/6. No início, a meteorologia informava que seria uma quantidade maior de precipitação, porém, ele informa que a chuva não será de alta intensidade, com grandes volumes de água em pouco tempo.
Woutheres também afirmou que houve a ocorrência de chuva na região de São Borja. "Choveu um pouco na região, mas nada que influencie ou dê uma elevação muito grande no Rio. A previsão também indica que não ocorrerão chuvas até o final de semana na nascente do Rio", conta o Coordenador.
Deixe seu comentário