URUGUAIANA JN PREVISÃO

Doação de Órgãos

Executivo e Judiciário assinam termo de cooperação

Na quinta-feira, 15/12, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, foi assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Saúde e entidades do poder judiciário do Rio Grande do Sul para ampliar a campanha Doar é Legal, referente à doação de órgãos e tecidos.

O termo visa permitir que qualquer cidadão faça um certificado autenticado em cartório declarando sua intenção em ser doador de órgãos e tecidos, em caso de morte encefálica, e permite que os hospitais e Central Estadual de Regulação tenham acesso a esses dados. O objetivo é facilitar a entrevista com os familiares, responsáveis finais pela decisão de doação ou não.

"Essa é uma pauta fundamental: a vida. Precisamos mudar o cenário do Estado do Rio Grande do Sul em relação à captação e realização de transplantes", afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Arita informou que a secretaria está trabalhando em ações de divulgação do assunto da doação de órgãos, para mostrar a toda a sociedade de que existem maneiras legais de se declarar doador de órgãos.

Segundo Rafael Ramon da Rosa, coordenador da Central de Transplantes do RS, cerca de 45% das famílias entrevistadas para doação negam a doação de órgãos do seu familiar, por estarem em um momento de fragilidade e por não saberem se a pessoa tinha o desejo, em vida, de ser doador. "Este ato de podermos ter o registro do desejo da pessoa pode nos ajudar a informar à família. Muitas vezes, quando a família sabe que aquela pessoa que morreu queria doar seus órgãos, a doação acontece e isso, geralmente, ajuda a família a enfrentar o luto de forma menos complicada", disse.

O termo de cooperação foi assinado entre os entes Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do RS, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional do Rio Grande do Sul e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Saúde.


Praça da Estação Férrea teve exposição de feirantes Anterior

Praça da Estação Férrea teve exposição de feirantes

Pampa é o bioma com maior perda percentual de área Próximo

Pampa é o bioma com maior perda percentual de área

Deixe seu comentário