URUGUAIANA JN PREVISÃO

Itaqui e Alegrete

Novas estações de monitoramento do Simagro-RS foram instaladas

Flávio Varone imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estação do Simagro-RS instalada em Montenegro em parceria com a Unisc.

O projeto de revitalização e instalação de novas estações meteorológicas do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) está a pleno no interior do Rio Grande do Sul durante o mês de janeiro.

Desde o dia 16/1, foram instaladas novas estações nos municípios de Montenegro, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Santo Ângelo, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha. E foram revitalizados outras sete já existentes, nos municípios de Maquiné, Caxias do Sul, Vacaria, Veranópolis, Taquari, Santa Maria e Júlio de Castilhos.

Na última semana foram instaladas três estações novas em Cerro Largo, Itaqui e Alegrete e revitalizadas as de São Gabriel e Hulha Negra. As estações são utilizadas no monitoramento climático e no uso correto de produtos fitossanitários. O Simagro-RS também conta com modelos de tempo e clima, onde são gerados produtos agrometeorológicos para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS, a instalação e revitalização das estações encerra na próxima semana. “Nós teremos 20 estações da rede da antiga Fepagro, hoje Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), e 30 novas instaladas, totalizando 50 estações próprias em operação”, destaca Varone.

Em Uruguaiana, segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Santariano, “as estações estão em transição com a antiga estação da Fepagro, ainda sem previsão para revitalização e implementação do sistema Simagro-RS.”

As estações a serem instaladas na próxima semana estão localizadas nas cidades de Pelotas, Encruzilhada, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Viamão e uma nova estação em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Entregue nova pavimentação do trecho em frente aos quartéis Anterior

Entregue nova pavimentação do trecho em frente aos quartéis

Projeto Descubra oferece aulas de discotecagem e produção musical Próximo

Projeto Descubra oferece aulas de discotecagem e produção musical

Deixe seu comentário