Arbovirose
Novo caso de dengue é confirmado em Uruguaiana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou um novo caso de dengue nesta segunda-feira, 22/8, em Uruguaiana. Se trata de uma criança de nove anos moradora do bairro Proficar que realiza o tratamento em domicílio. Esta é mais uma contaminação que ocorreu dentro do próprio município sendo caracterizada como autóctone.
Ao todo, Uruguaiana já registrou nove casos de dengue, sendo quatro importados de outros município e três autóctones, ou seja, que foram transmitidos dentro da própria região. Além disso, já foi registrado um óbito em 19 de maio deste ano.
A Secretaria já recebeu 60 notificações de dengue. Deste número, 44 já foram descartados e outros sete estão sob investigação.
Sintomas
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (Cevs/RS), os primeiros sintomas a se manifestarem da doença são: febre alta - entre 39° e 40°C - de início abrupto que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de cefaleia, dores no corpo e prostração.
Outros sintomas como perda de apetite, náuseas e vômitos são comuns. Manifestações hemorrágicas leves como pequenas manchas vermelhas e sangramento de membranas mucosas podem ocorrer.
Prevenção
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que os depósitos que os mosquitos buscam para colocar os ovos são recipientes domiciliares com água parada. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros. Por isso, o ideal é eliminar locais onde podem ser possíveis criadouros e colocar areia em locais que podem acumular água.
Deixe seu comentário