Uruguaiana-Libres
Ponte Internacional passa por obras no lado argentino
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A ponte que liga a cidade de Uruguaiana à Paso de Los Libres está com o lado argentino passando por manutenção após um vídeo circular em redes sociais do país vizinho mostrando a deterioração avançada de um dos postos fronteiriços mais importantes da região. A Ponte Internacional que atravessa o Rio Uruguai em breve completará 77 anos desde sua abertura ao tráfego em outubro de 1945.
O cônsul argentino Ricardo Dilele informou que a ponte passa por manutenção e que, após passar por licitação, incluirá reparo abrangente do lado argentino e substituição de luminárias. A previsão é que os reparos que estão em andamento nas pistas sejam concluídos em não mais que três meses.
Em manifestações divulgadas em diversas redes sociais, os argentinos reclamaram do estado de "total abandono" do viaduto, que é o maior ponto de trânsito de exportações e importações por via terrestre. De acordo com o uruguaianense Bruno Zanella, a ponte está em um estado lamentável e representa riscos aos que tentam cruzar a fronteira.
"O maior problema é que existem incontáveis buracos na via e não é possível fazer desvios pois só há uma faixa de cada lado. Desviar de buracos é colocar a vida do motorista, dos passageiros e de demais viajantes em risco. Por outro lado, passar por cima dos desníveis causa danos ao veículo. O que nos resta é realizar a travessia de maneira vagarosa e com cautela. A lentidão também causa impaciência de parte dos motoristas que fazem ultrapassagens inconsequentes o que em um possível acidente gerará ainda mais danos à estrutura da ponte. Ou seja, estamos em uma situação praticamente sem saída", afirma Zanella.
Deixe seu comentário