Pré-natal
Secretaria da Saúde oferece teste HTLV para gestantes
Freepik-Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A medida vem em resposta à necessidade de enfrentamento da infecção por HTLV
O município de Uruguaiana disponibiliza o teste para diagnóstico do vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) também para gestantes durante o pré-natal. Essa iniciativa segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), visando reduzir a transmissão vertical do vírus durante a amamentação.
A partir da ampliação do uso de testes para diagnóstico do vírus HTLV na rede pública, o Ministério da Saúde agora disponibiliza o teste também para gestantes durante o pré-natal em vários lugares do Brasil.
Essa nova medida vem em resposta à necessidade de enfrentamento da infecção por HTLV, que desde fevereiro de 2024 passou a ser de notificação compulsória no Brasil, abrangendo gestantes, parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical. Isso significa que profissionais de saúde tanto dos serviços públicos quanto privados devem comunicar obrigatoriamente os casos ao ministério.
A inclusão do HTLV na lista nacional de notificação compulsória visa estimar o número de pessoas com o vírus e a quantidade de insumos necessários, além de qualificar a rede de atenção para o atendimento dessa população. Com essa medida, o governo federal espera eliminar a transmissão vertical do HTLV até 2030, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Deixe seu comentário