URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde Mental

Secretaria de Saúde inicia programação alusiva ao Setembro Amarelo

Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A programa encerra no dia 24 de setembro.

O setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde preparou um calendário de ações para o mês em apoio ao Setembro Amarelo, campanha que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental e prevenir o suicídio.  

Durante o mês, diversas escolas estaduais e municipais participarão de atividades relacionadas à campanha, abrangendo desde o 5º ano até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Instituições como Castelo Branco, Dom Bosco, Caic, Cabo Luiz Quevedo, Adir Mascia General Osório, Marília Sanchotene Felice, Moacyr Ramos e Dom Hermeto receberão as equipes do setor de Saúde Mental, programadas para os turnos da manhã, tarde e noite. Além disso, os alunos estarão envolvidos em grupos promovidos pelo Programa Saúde na Escola. 

As ESFs serão decoradas e distribuirão materiais informativos sobre o Setembro Amarelo. Nos Caps, serão realizadas atividades interativas com os pacientes. “Reiteramos que a rede pública de saúde realiza atividades voltadas para a saúde mental ao longo de todo o ano, tanto nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) quanto nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps),” destacou a coordenadora do setor, Elisa Rosa. 

No dia 10 de setembro, haverá uma atividade de educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde do município, tanto no turno da manhã quanto no da tarde. No dia 17, será a vez dos profissionais das ESFs e dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes participarem de uma atividade similar. 

A programação será encerrada no dia 24 de setembro com um grande seminário no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo, a partir das 8h30. O evento será aberto ao público e visa promover a conscientização e discussão sobre a prevenção do suicídio. 

Setembro Amarelo 

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial voltada para a prevenção do suicídio. Lançada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e do apoio emocional. O tema nacional de 2024 é intitulado “Se precisar, peça ajuda!”. 

O suicídio é uma questão de saúde pública que afeta cerca de 700 mil pessoas anualmente em todo o mundo. No Brasil, é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Aproximadamente 90% dos casos estão associados a transtornos mentais, evidenciando a necessidade crucial de suporte e tratamento adequados para aqueles que enfrentam essas condições. 


Cobertura vacinal infantil bate números de 2023 no estado Anterior

Cobertura vacinal infantil bate números de 2023 no estado

Policlínica realizou 128,6 mil atendimentos desde janeiro de 2022 Próximo

Policlínica realizou 128,6 mil atendimentos desde janeiro de 2022

Deixe seu comentário