Varíola dos macacos
Segundo caso de Monkeypox é confirmado em Uruguaiana
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uruguaiana confirmou, nesta terça-feira, 9/8, o segundo caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no município. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 29 anos, que não apresenta histórico de viagem nos últimos 30 dias.
A paciente está em isolamento e sob monitoração da equipe de saúde do município. Segundo a SMS, a mulher procurou pelo sistema local de saúde após apresentar os sintomas da doença, foi feita vigilância laboratorial e orientado o isolamento. O resultado do exame foi confirmado na manhã desta terça-feira, que detectou por RT-PCR o Monkeypox vírus.
A pasta também reportou que a doença está em período de transmissão e dois dos contatos domiciliares que estiveram com a mulher apresentam lesões sugestivas, dos quais já foram coletadas amostras e aguardam resultados. Até esta segunda-feira, 8/8 o estado do Rio Grande do Sul registrava 21 casos da doença. No Brasil já foram registrados 2 293 casos.
Sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. O período de incubação, quando a pessoa infectada é assintomática, é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Inicialmente, os sintomas incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, aumento dos linfonodos do pescoço, calafrios e exaustão.
Já a manifestação cutânea, mais conhecida pela população, ocorre entre um e três dias após os sinais e sintomas iniciais. A erupção na pele passa por diferentes estágios. Quando aparecem, as lesões têm diâmetro de meio centímetro a um centímetro e podem ser confundidas com varicela ou sífilis. A principal diferença é que, no caso de Monkeypox, a evolução das lesões ocorre de maneira uniforme.
Para evitar que haja um estigma e ações contra os primatas não humanos, o Ministério da Saúde optou por não denominar a doença no Brasil como varíola dos macacos.
Deixe seu comentário