Qualificação
Setor IST/Aids de Uruguaiana será referência nacional
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uruguaiana será uma das seis cidades contempladas na primeira fase do projeto "Fortalecimento da Vigilância das Infecções Crônicas e Sexualmente Transmissíveis", implementado pelo Ministério da Saúde no Brasil. A definição ocorreu na manhã da última sexta-feira, 22/7, durante visita da comitiva da pasta ao município. Com isso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Uruguaiana entrará para as referências nacionais da área.
A iniciativa tem como objetivo a reestruturação dos Centros espalhados pelo Brasil. A ação irá articular a rede de atenção primária com os Serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades da população - principalmente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. A proposta é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O projeto prevê a organização dos pontos de atenção, com a integração de ações de vigilância em saúde e atenção, através da avaliação da oferta da carteira de serviços dos CTA's para atender as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar e intensificar o atendimento especializado aos portadores de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais, tuberculose e hanseníase.
Qualificação
Em abril deste ano, uma comitiva composta por representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Hospital Albert Einstein visitou Uruguaiana para dar início às tratativas. Desde então iniciou a elaboração de um plano de trabalho para identificar necessidades e as ações adotadas. O plano definiu que o governo federal enviará ao setor de Uruguaiana insumos como materiais e novos equipamentos para diagnóstico e acompanhamento dos agravos.
Além disso, o Ministério também realizará capacitações com a equipe do município. De acordo com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, não está descartado o aumento do quadro do setor. A expectativa é de que o trabalho integrado dê melhor resposta às necessidades dos usuários, diagnósticos mais rápidos, e redução do tempo entre o diagnóstico e tratamento.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Uruguaiana será o único centro do Rio Grande do Sul a participar desta reestruturação. O grupo de contemplados é composto pela unidade de Uruguaiana e outros cinco CTA's de outros estados do Brasil, transformando a unidade local em uma das referências nacionais em atendimento aos agravos.
Deixe seu comentário