URUGUAIANA JN PREVISÃO

Carteira de Habilitação

Simulador para CNH volta a ser obrigatório no RS

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reverteu, na última sexta-feira, 17/6, a volta da obrigatoriedade do uso de simuladores para obtenção da primeira carteira de motorista. A determinação havia sido desobrigada em maio deste ano. A obrigatoriedade dos simuladores ocorre somente no Rio Grande do Sul.

A partir de um recurso do Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC-RS), o desembargador Rogério Favreto decidiu suspender determinação do colegiado da 3ª Turma do tribunal. Nos demais Estados, o uso do simulador para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é opcional.

De acordo com tabela do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), para tirar a primeira habilitação, o candidato gasta R$ 2.714,16. A quantia inclui exames psicológico, médico, teórico e prático, número mínimo necessário de aulas teóricas, práticas e em simulador, valor de locação de veículo para prova prática e taxa de expedição do documento de habilitação. Um estudo aponta que a manutenção do simulador encarece o custo para obtenção da CNH nas categorias B e AB em mais de R$ 370.

Opcional

Em 31 de maio deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região derrubou a obrigatoriedade do simulador nas aulas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação no Estado. Após realizar levantamento que apontou a CNH do RS como a mais cara do Brasil, o deputado Fábio Ostermann (Novo) identificou a exigência do simulador como um dos fatores que pesam na conta final. O parlamentar defendia que o equipamento deve ser facultativo, como já acontece em todo o Brasil.


Sesc Uruguaiana arrecada 1,75 toneladas de alimentos Anterior

Sesc Uruguaiana arrecada 1,75 toneladas de alimentos

Centro de Lutas recebe novos equipamentos Próximo

Centro de Lutas recebe novos equipamentos

Deixe seu comentário