Arbovirose
Uruguaiana confirma dois novos casos de dengue
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou nesta quarta-feira, 15/6, um total de 47 casos notificados de dengue em Uruguaiana e mais duas confirmações da doença. Se trata de uma pessoa moradora do Centro e outra pessoa moradora do bairro Cidade Alegria e ambos realizam o tratamento em casa. Até o momento, são sete casos confirmados no município.
Segundo a SMS, o caso confirmado nesta quarta-feira é uma contaminação autóctone, ou seja, que foi transmitida dentro da própria região. Além desse, a última confirmação de um novo caso, que ocorreu na última sexta-feira, 10/6, também foi caracterizada pela transmissão dentro de Uruguaiana.
Outros três casos foram importados de outros municípios. Uma outra confirmação evoluiu para um óbito, sendo a vítima uma criança de um ano que faleceu no dia 19 de maio. Além disso, o município investiga também 14 casos e já descartou 26 suspeitas.
Vistorias
De acordo com a Prefeitura Municipal, os agentes de endemias realizam diariamente visitas aos domicílios, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para vistoriar o local. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como chagas e leishmaniose.
Conforme o Executivo, os agentes atuam de forma a buscar e combater possíveis criadouros do Aedes aegypti - o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. As equipes também fornecem orientações, retiram dúvidas e dão informações sobre as práticas para mitigar os focos de dengue e demais doenças.
Deixe seu comentário