Polícia Civil prende seis pessoas em ação contra exploração sexual de menores
Dezembro vermelho
Uruguaiana possui cerca de 2 mil pessoas com HIV cadastradas
O mês de dezembro marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a aids, a síndrome da imunodeficiência humana.
Em Uruguaiana, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Política Municipal de IST/AIDS e HV de Uruguaiana, lança a campanha “Testar para prevenir”, com o objetivo de incentivar a população do município a incorporar o teste de HIV como rotina de saúde.
O objetivo da Campanha de 2023, é ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando a testagem para detecção do vírus HIV como rotina da saúde da população sexualmente ativa. A Campanha Dezembro Vermelho é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids, reforçando na população a importância da Prevenção Combinada.
Segundo a responsável pelo setor DST/Aids em Uruguaiana, Cida Boffil, o município possui cerca de 2 mil pessoas com a doença cadastradas. Essas pessoas são atendidas pelo Sistema Único de Saúde local. “Em grande maioria são homens, na faixa etária dos quarenta anos, sexualmente ativos. Além do encaminhamento e acompanhamento durante o tratamento, o setor auxilia no respaldo psicológico para essas pessoas”, disse ela.
Dezembro Vermelho
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, é reforçada a importância das ações de prevenção e promoção nos territórios incentivando o diagnóstico precoce através do Teste Rápido. No dia 1º de dezembro das 9h às 17h a carreta da saúde estará em frente a SMS para realização de testagem rápida HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids, rodas de conversa com profissionais da área da Saúde e universitários, orientações e informações para população em geral.
O acolhimento e oferta de testagem rápida irá acontecer durante todo o mês em todas as Estratégias da Saúde da Família, ESF Itinerante, Policlínica, Consultório na Rua, CAPS, CAPS AD, Saúde Mental e no setor de Saúde da Mulher.
O dia D da campanha Dezembro Vermelho e Laranja (prevenção contra o câncer de pele) acontece no dia 2 de dezembro, das 8h às 12h em frente a SMS. Serão realizadas atividades de conscientização do câncer de pele, HIV/Aids e IST-, oferta de testes rápidos e exames de prevenção do câncer de pele.
No dia 5 de dezembro serão realizados testes rápidos na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), das 8h30min às 11h30min e das 17h às 19h30min. Além dos testes rápidos haverá distribuição de preservativos e rodas de conversa.
No dia 6 de dezembro acontece o lançamento do Guia Interações Medicamentosas e Antirretrovirais, “Guia Rápido para consulta na prática clínica médica e farmacêutica “e “Guia de orientações para o uso racional e adequado da Terapia Antirretroviral” para Equipe Técnica Médicos e Farmacêuticos do Setor IST/AIDS e Usuários, elaborado pela Farmacêutica Ana Cristina Rodrigues da Silva, Dissertação de Mestrado Unipampa.
No dia 7 de dezembro a campanha de testagem rápida acontece para os Conscritos no 22º GAC, das 8h às 11h30min.
Deixe seu comentário