BR-472
Usina solar fotovoltaica é instalada em Uruguaiana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi instalada uma usina solar fotovoltaica que abastecerá 48 lojas de uma rede de farmácias localizadas na área de concessão da Rio Grande Energia (RGE) Sul em Uruguaiana. A Solarian Energy é a empresa responsável pela energização da usina solar fotovoltaica UFV Uruguaiana I, localizada na BR-472, próximo à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em direção à Barra do Quaraí, a cerca de oito quilômetros de distância do centro do município. A usina terá 1 Megawatt (MW) de potência instalada.
O complexo produzirá 1 609 MWh por ano e evitará a emissão de 119 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera anualmente, o que é equivalente a atividade de 5 412 árvores. Com a entrada em operação desta usina, a capacidade de geração de energia da Solarian aumentará em 10,6%. O empreendimento ocupa uma área de 25 mil metro quadrados.
Inicialmente a usina abastecerá os estabelecimentos farmacêuticos pois é o primeiro cliente a fechar negócio com a empresa. Porém a Solarian pretende ampliar a atuação firmando também parcerias com corporações de outros segmentos.
O investimento total foi de R$ 3,7 milhões provenientes de recursos privados de investidores parceiros da Solarian. A construção da usina começou há cerca de dez meses e no dia 8 de agosto a RGE conectou a unidade à sua rede. No entanto, a planta somente foi colocada a 100% da potência no dia 13 deste mês.
Segundo o CEO da Solarian, Edgard Franco, além de reduzir o custo de energia do cliente, a empresa contribui para um planeta mais sustentável e para o desenvolvimento da infraestrutura elétrica do país. Franco ainda afirma que a segunda fase da usina, com a instalação de mais 700 kW de potência, deve começar em setembro e ser concluída no início de 2023.
"A população da região será beneficiada com uma rede mais estável e segura. E todos os brasileiros ganharão com menos perdas e consequentemente tarifas mais baixas no futuro", completa o executivo.
Deixe seu comentário