URUGUAIANA JN PREVISÃO

sessão digital

Eleições da OAB/RS terão votação online

A sessão ordinária do Conselho Pleno da OAB / RS, realizada na última sexta-feira, 24/9, entrou para a história. Foi a primeira sessão realizada no formato híbrido (online e presencial) e, ao mesmo tempo, ficou marcada pela apresentação da proposta para a realização inédita de completa online da Ordem gaúcha. Alguns conselheiros estiveram presentes na sede da OAB / RS, enquanto a maioria acompanhou através de transmissão virtual.

O presidente da OAB / RS, Ricardo Breier, conduziu os trabalhos e destacou o aspecto histórico da sessão realizada. Em relação ao desafio da votação online no Rio Grande do Sul, ele enfatizou a segurança em todo o trabalho realizado e destacou que uma pandemia ainda gera incertezas. "Ainda vivemos um período em relação a questões da saúde em razão do vírus. Buscamos uma alternativa a fim de assegurar o direito de voto a todos, evitando alguma situação inesperada em razão da Covid ", explicou.

A votação será realizada no dia 22 de novembro, das 8 às 18 horas. Nesta semana, assim que o edital para publicado, disponível liberado um hotsite das informações 2021 com todas as informações e detalhes envolvendo o processo eleitoral.

A votação online foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros seccionais. A proposta de alteração da Resolução 02/2017, que dispõe sobre o Regimento Interno da OAB / RS, teve como relator o conselheiro Gerson Fischmann. Ele votou pela aprovação da resolução. "Será uma eleição de absoluta segurança, que se avizinha como sendo histórica", saliente em sua manifestação.

O conselheiro Gerson Fischmann também foi o relator, e votou pela aprovação, da Resolução que dispõe sobre as alterações na OAB / RS e suas subseções no ano de 2021 e dá outras providências. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros seccionais

Votação online

Entre as vantagens da votação on-line, estão: acessível por qualquer dispositivo, segurança durante todo o processo, maior conforto aos eleitores, velocidade e confiança na apuração, redução de danos ao meio ambiente e aumento de participação e acessibilidade.

As formas de votar serão: online com certificação digital, online com senha de acesso e nos locais de votação online - serão cerca de 150 eleitorais nas subseções. Desta forma, tendo acesso à internet, são duas opções de voto; não tendo acesso à internet, pode ser de forma presencial. O eleitor não precisa definir antecipadamente em de maneira / forma irá votar.

O voto em trânsito está garantido: quando a pessoa votar, mesmo longe da sua subseção, uma votação on-line abrir com as opções / chapas relacionandao com o endereço e registro do advogado / advogada.

A empresa escolhida para realização a eleição é a Webvoto, com sede em Brasília (DF). Ela já fez mais de setenta70 revisão web de conselhos profissionais, sindicatos, associações e empresas privadas dos últimos treze13 anos. Entre os casos estão como anteriores do Conselho Federal de Enfermagem (Coren), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselho Federal de Administração (CFA).

O processo de consultoria envolve uma contratação pela OAB / RS de Giuseppe Dutra Janino. Ele ingressou na Justiça Eleitoral, em 1996. Foi o primeiro colocado no concurso local local para uma área de TI. Em maio de 2006, ele assumiu o cargo de secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liderando mais de dez atualizações informatizadas.

Aprovação

Na sessão ordinária, foi analisada a proposta de transformação da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência em Comissão Permanente. A proponente foi a conselheira Maria Helena Camargo Dornelles. A relatora do processo foi a conselheira Fabiana Azevedo da Cunha Barth, que votou pela proposta. A transformação da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência em Comissão Permanente foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros seccionais. 

STJ edita nova súmula Anterior

STJ edita nova súmula

Desembargador suspende eleições para presidência do TRT4 Próximo

Desembargador suspende eleições para presidência do TRT4

Deixe seu comentário