URUGUAIANA JN PREVISÃO

Direito Hoje

Magistrado defende linguagem acessível no meio jurídico

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Foi publicado na segunda-feira, 4/10, na seção Direito Hoje, o artigo "Uma nova ética para a linguagem jurídica". No texto, é defendida a linguagem simples e direta como dever ético no meio jurídico.

O autor do trabalho é o juiz federal substituto Charles Jacob Giacomini. Ele alerta que "a linguagem jurídica tradicional parece não corresponder às necessidades da sociedade moderna, caracterizada pela ampliação do acesso à justiça e pelo grande avanço dos meios de comunicação". Ainda conforme o magistrado, "a escrita excessivamente formal, carregada de expressões técnicas e burocráticas, afasta a população do debate jurídico e contraria a expectativa social de compreensão das decisões judiciais, prejudicando o desenvolvimento da cidadania". Diante desse cenário, Giacomini defende que "o emprego de linguagem simples, direta e compreensível se torna um dever ético para os juízes e os demais operadores do Direito".

O espaço Direito Hoje, editado pela Escola da Magistratura (Emagis), tem o objetivo de trazer dinamismo à divulgação da produção textual dos magistrados, com a publicação online de artigos que tratem de questões emergentes no Direito nacional e internacional. O texto na íntegra está disponível na página da Escola no Portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).


Desembargadores gaúchos foram os que mais julgaram em 2020 Anterior

Desembargadores gaúchos foram os que mais julgaram em 2020

Tribunais de Justiça da Região Sul expandirão Justiça digital Próximo

Tribunais de Justiça da Região Sul expandirão Justiça digital

Deixe seu comentário