URUGUAIANA JN PREVISÃO

TJRS

Tribunais de Justiça da Região Sul expandirão Justiça digital

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), de Santa Catarina (TJSC) e do Paraná (TJPR) firmaram compromisso para expansão do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 em suas unidades. Representantes dos tribunais participaram, na última semana, de reunião com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para debater a implantação do Programa Justiça 4.0.

O Programa 4.0 é uma parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para aprimorar o acesso e a prestação de serviços do Judiciário. No documento, que traz metas e prazos para cada tribunal, também é priorizada a integração dos sistemas de tramitação de processos judiciais à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro e a implantação do Codex nas bases dos sistemas processuais. O Codex é a plataforma responsável por consolidar as bases de dados processuais, provendo conteúdo textual de documentos e dados estruturados que podem ser utilizados tanto pela Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (Datajud) como em modelos de inteligência artificial.

Este foi o segundo encontro regional realizado pelo CNJ em parceria com os tribunais de Justiça. O primeiro foi realizado na região Sudeste no final de agosto. Os próximos serão na região Centro-Oeste (dias 7 e 8 de outubro) e Nordeste (14 e 15 de outubro). O secretário-geral do CNJ Valter Shuenquener explicou que "os encontros regionais que estamos promovendo proporcionam um ambiente em que podemos relatar as conquistas, discutir nossas dificuldades e encontrar soluções para as demandas que temos, eventualmente, na implementação do Programa Justiça 4.0".

A corregedora-geral do TJRS, Vanderlei Teresinha Kubiak afirmou que o tribunal está "empenhado em oferecer ao cidadão todas as facilidades desse novo modelo de gestão de processos, conferindo maior agilidade e efetividade à prestação jurisdicional". Para ela, a reunião proporciona a troca de experiências entre os tribunais da região sul do país, o que possibilita "qualificar os projetos e ações tendentes a implantação e consolidação da Justiça 4.0".


Magistrado defende linguagem acessível no meio jurídico Anterior

Magistrado defende linguagem acessível no meio jurídico

Órgão Especial aprova promoções para a Entrância Final Próximo

Órgão Especial aprova promoções para a Entrância Final

Deixe seu comentário