"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Conselho Pleno
OAB/RS aprova anuidade sem reajustes para 2021
A anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) para 2021 não sofrerá reajuste. A decisão da diretoria foi aprovada pelos conselheiros seccionais em sessão ordinária do Conselho Pleno, por videoconferência, na sexta-feira, 30/10.
Durante a sessão, os conselheiros aprovaram a Resolução nº 12/2020 - Tabela de Anuidades para o exercício de 2021 e a Resolução nº 13/2020 - Tabela de Taxas e Emolumentos para o exercício de 2021. Nos dois casos, foram mantidos os mesmos valores em vigor no ano de 2020. "Sabemos das dificuldades da advocacia diante da pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo, a OAB/RS vem se mostrando atuante, conseguindo ser a voz da classe e da cidadania e, muitas vezes, dando suporte a diversos advogados e advogadas, inclusive com auxílios financeiros. Dessa forma, buscamos um equilíbrio ao congelar a anuidade do próximo ano", salientou p o presidente da Ordem, Ricardo Breier.
O tesoureiro da seccional gaúcha, André Sonntag, atualizou os conselheiros sobre os índices de inadimplência (referentes a anos anteriores) e de atrasos (referentes ao ano de 2020). Ele destacou que houve um pacto nacional e nenhuma das 27 seccionais vai aplicar reajustes para o próximo ano. "No nosso caso, apesar dos custos e compromissos assumidos, fizemos uma análise criteriosa, e conseguimos trancar despesas e organizar as finanças da Ordem", explicou.
Sonntag também recebeu o aval do Conselho Pleno para manter em vigor uma negociação em relação às anuidades de março, abril e maio de 2020, que foram flexibilizadas no começo do ano. "Não vamos cobrar juros ou multas sobre as parcelas adiadas e que serão acertadas até 31 de dezembro deste ano. Será feita tão somente a correção monetária", assegurou.
Prestação de Contas
Os conselheiros seccionais também aprovaram nesta sexta-feira a prestação de contas da Caixa de Assistência de Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) referente ao exercício do ano de 2019. O relatório foi apresentado pelo conselheiro seccional Gabriel Lopes Moreira. O relatório foi aprovado com louvor.
O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, ressaltou o planejamento estratégico realizado no começo da atual gestão. "Estamos executando o que foi delineado a partir do nosso planejamento. Colhemos sugestões de advogados de todo o Estado", lembrou. Ele frisou o trabalho de ampliação dos auxílios da advocacia em razão da pandemia do novo coronavírus. "Temos histórias tristes e silenciosas envolvendo muitos colegas. O auxílio foi fundamental para dar suporte aos advogados e às advogadas mais prejudicadas neste ano tão atípico", destacou.
O tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem, destacou que houve uma redução na arrecadação, mas a diretoria conseguiu realizar uma contenção dos gastos, assegurando o equilíbrio financeiro das contas. "A partir de recursos extraordinários, tivemos um resultado apreciável", salientou. A vice-presidente da Caixa, Mariana Melara Reis, destacou a criação da Coordenadoria do Interior, que vem permitindo uma aproximação com a realidade de colegas de todas as regiões. "Estamos fazendo um trabalho permanente com as 106 subseções", reforçou.
Deixe seu comentário