"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Eleições 2020
OAB/RS lança campanha Vote Consciente
A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio grande do Sul (OAB/RS) realizou, na manhã desta segunda-feira, 5/10, o lançamento oficial da campanha Vote Consciente 2020 com foco nas eleições municipais. O evento ocorreu através de transmissão online pelo canal da entidade no YouTube e reuniu diversas lideranças gaúchas.
O principal foco da campanha é levar informações e conteúdos relevantes aos eleitores. "Temos de conscientizar os eleitores que o maior instrumento democrático é o voto. A forma de protestar não é anulando ou votando em branco. É, pelo voto, elegendo quem faz a boa política", salientou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. A iniciativa inclui um site com as informações relevantes, que já está no ar.
Grande entusiasta do projeto, Breier ressaltou que é um trabalho necessário e permanente de conscientização. Em 2018, a campanha Vote Consciente foi lançada pela OAB/RS e ganhou projeção nacional. Agora, em 2020, a missão se renova com a certeza de uma permanente evolução do processo eleitoral. "Temos de reforçar a importância democrática do voto", ressaltou.
A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, que coordena a campanha ao lado do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem gaúcha, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira, frisou que essa mobilização precisa ganhar fôlego nas ruas. "Ela começa dentro da Ordem, mas é uma campanha para a cidadania, feita para o eleitor e para a eleitora", sublinhou.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), desembargador André Luis Planella Villarinho, ressaltou o trabalho que será feito para o enfrentamento das Fake News. Foi criada uma comissão especial para combater a desinformação. "Temos de estimular essa campanha porque visa à conscientização do voto pelo eleitor, que não se pode se iludir", lembrou. O desembargador assegurou que serão observados protocolos e recomendações de segurança para proteger a saúde e a integridade física dos eleitores e de todos que vão trabalhar no dia da eleição. "Temos uma quantidade expressiva de EPIs", mencionou.
Representando o Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE/RS), o conselheiro Alexandre Postal, que já participou de sete pleitos ao longo de sua trajetória, salientou o avanço do processo eleitoral no país. Ele lembrou que o eleitor tem, sim, algumas decepções com suas escolhas, mas a maioria dos políticos realiza bons trabalhos. "Desejamos uma eleição justa e digna", resumiu.
Deixe seu comentário