URUGUAIANA JN PREVISÃO

Trabalhista

PL prevê sigilo de testemunhas indicadas por empregado em processo

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vinicius Carvalho, autor do projeto de lei

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê sigilo na identificação de certas testemunhas indicadas pelo empregado em processo trabalhista. O PL 4 666/24 insere a regra na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Pela proposta, o juiz poderá convocar testemunha com sigilo quando ela possuir vínculo trabalhista formal ou não formal com a parte reclamada. O depoimento será então prestado por escrito, e a parte reclamada terá direito à contestação. 

“Hoje, uma testemunha indicada pelo empregado que ainda possui vínculo com a empresa fica constrangida em depor contra o patrão”, disse o autor da proposta, deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), ao defender as mudanças. 

Atualmente, a CLT prevê que toda testemunha será qualificada, indicando nome, nacionalidade, profissão, idade, residência, e, se for o caso, o tempo de serviço prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade, às leis penais. 

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. 


STF valida lei de SP que pune empresas por trabalho escravo Anterior

STF valida lei de SP que pune empresas por trabalho escravo

Gratificação prevista na CLT não é obrigatória para CC, decide TRT Próximo

Gratificação prevista na CLT não é obrigatória para CC, decide TRT

Deixe seu comentário