Modernização Policial
Delegado avalia reestruturação da Polícia Civil

Arquivo pessoal/@delegado_wellington_pinheiro imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Para o delegado Wellington Pinheiro, a reestruturação representa um avanço significativo.
Nesta semana, o governo do Estado anunciou uma reestruturação na Polícia Civil. A iniciativa contempla a criação de novos departamentos especializados e a reorganização de setores administrativos, com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho dos servidores e elevar a qualidade dos serviços prestados à população.
Entre as mudanças está a criação de três novos departamentos especializados: o Departamento de Aviação (DAV), o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc) e o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap). Além da Divisão de Homicídios do Interior (DHI) e da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Para o delegado Wellington Pinheiro, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, a medida é extremamente positiva e representa um avanço significativo.
De acordo com ele, a reestruturação traz impactos positivos diretos na condução dos casos pelas delegacias especializadas, tornando as apurações de crimes mais ágeis e precisas devido ao foco exclusivo e aos recursos específicos destinados a cada área de atuação. “Quando uma unidade foca exclusivamente em determinado tipo de crime, as investigações ganham eficiência, pois contam com métodos e recursos específicos para cada natureza de delito”, afirmou Pinheiro.
Novos departamentos
De acordo com a chefia da Polícia Civil, o DAV será responsável por coordenar missões aéreas da Polícia Civil, atuar em operações interinstitucionais e prestar apoio técnico com o uso de aeronaves tripuladas e drones em ações de polícia judiciária e de segurança pública.
O Dercc será responsável por investigar, prevenir e reprimir crimes cibernéticos, como invasão de dispositivos e delitos cometidos por meios eletrônicos, incluindo os praticados na deep e dark web, quando exigirem apuração especializada.
O Dercap atuará no combate à corrupção e crimes contra a Administração Pública, Fazenda Pública e Ordem Tributária, além da lavagem de dinheiro, coordenando e fiscalizando ações de seus órgãos subordinados.
Já a Divisão de Homicídios do Interior (DHI) é vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e irá coordenar, fiscalizar e apoiar as delegacias especializadas em homicídios localizadas no interior, padronizando procedimentos e fortalecendo a atuação investigativa nas regiões fora dos grandes centros urbanos – tal como ocorre com a Divisão de Homicídios da Região Metropolitana.
Já dentro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foi criada a Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que passa a abrigar a nova Delegacia de Polícia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), além da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas.
Deixe seu comentário