URUGUAIANA JN PREVISÃO

STF

Seminário apresenta inovações digitais do Supremo

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Os desafios da modernização e do aperfeiçoamento dos sistemas digitais foram tema do evento "O Supremo Tribunal Federal como Corte Constitucional Digital", promovido pelo STF e pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), nesta segunda-feira, 26/4.

Foi abordado temas como as sessões virtuais, as formas como a inteligência artificial pode aprimorar as cortes constitucionais e como o aumento da confiança nesses mecanismos se refletirá nas condições de avaliação dos magistrados.

O secretário-geral da Presidência do STF, Pedro Felipe de Oliveira Santos, afirmou que os recursos tecnológicos têm deixado de ser fontes secundárias na produção de políticas públicas e defendeu um alinhamento entre a inteligência humana e a artificial, pela necessidade de uma mente humana direcionar a máquina de forma adequada, ética e transparente.

Para o secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, Alexandre Freire, o ambiente virtual deu maior autonomia aos relatores em relação à pauta e aproximaram o STF da advocacia, por deixar de exigir a presença física do advogado. Ele ressaltou a resiliência constitucional mostrada pelo STF durante a crise sanitária. Entre fevereiro e março deste ano, a corte tinha 93% de seu julgamento em ambiente virtual para todas as classes processuais. Em abril, o percentual avançou para 97%.


Governo deve estabelecer renda básica no orçamento de 2022, decide STF Anterior

Governo deve estabelecer renda básica no orçamento de 2022, decide STF

Pela primeira vez as mulheres são maioria na advocacia brasileira Próximo

Pela primeira vez as mulheres são maioria na advocacia brasileira

Deixe seu comentário