URUGUAIANA JN PREVISÃO

em andamento

STF tem maioria para permitir que Estados e municípios comprem vacinas

Está sendo votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a autorização para que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra o coronavírus. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI) ou se as doses previstas no documento não sejam suficientes. A ação, apresentada em dezembro de 2020 pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), é julgada em plenário virtual. 

Até o momento, seis dos 11 ministros já votaram a favor da medida, inclusive o relator do caso, Ricardo Lewandowski, formando maioria pela permissão.

A decisão estabelece ainda que vacinas eventualmente compradas pelos governos estaduais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso o prazo não seja cumprido, as gestões estaduais poderão importar vacinas que tiveram registro nas agências reguladoras da Europa, dos Estados Unidos, do Japão ou da China.

O pedido à Anvisa para importar e distribuir uma vacina já registrada em outro país, no entanto, só pode ser feito pelas fabricantes -ou seja, um governador não pode tomar essa iniciativa e precisa aguardar a empresa solicitar a autorização à agência brasileira para adquirir o imunizante.

Além de Lewandowski, votaram a favor os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Fórum mantém apenas atendimentos online Anterior

Fórum mantém apenas atendimentos online

Justiça do Trabalho 'fecha' atendimento presencial até semana que vem Próximo

Justiça do Trabalho 'fecha' atendimento presencial até semana que vem

Deixe seu comentário