URUGUAIANA JN PREVISÃO

TRT colhe sugestões sobre a Política de Responsabilidade Socioambiental

A Diretoria-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio da sua Unidade Socioambiental, dá início à terceira e última fase para implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho da 4ª Região. Conforme ato conjunto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou as diretrizes de implementação da Política a serem seguidas por todos os Tribunais do Trabalho do país, a terceira fase consiste na consolidação da proposta de política de responsabilidade socioambiental elaborada nas fases anteriores, por meio da disponibilização do documento de forma pública, para discussão e recebimento de sugestões. 

A primeira fase consistiu na divulgação e na mobilização dos públicos interessados quanto à instituição da política. Na segunda fase, foram disponibilizados os eixos de atuação para que comissões e comitês do TRT-RS enviassem sugestões. Os resultados dessas participações foram apresentados em oficina participativa realizada em abril deste ano.

Agora, chega-se à terceira fase, em que o documento é apresentado ao público para que servidores, magistrados, trabalhadores terceirizados, estagiários, público externo e demais interessados possam colaborar com a consolidação da proposta. Para tanto, basta acessar o documento disponível no site do TRT4. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail socioambiental@trt4.jus.br até o dia três de setembro.

Além das três fases de execução para a implementação da Política (divulgação e mobilização, elaboração da proposta e consolidação) está prevista uma quarta fase, que consiste na avaliação e monitoramento das ações e dos objetivos estabelecidos no documento.

Princípios

A Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-RS está baseada em nove princípios: sustentabilidade na interação dos seres humanos com o planeta, compromisso com o trabalho decente, accountability (responsabilização quanto às consequências de ações e decisões que impactem a sociedade), transparência na Administração Pública, comportamento ético, respeito aos interesses das partes que se relacionam com a organização e com suas ações, respeito ao Estado Democrático de Direito, respeito às normas internacionais de comportamento e respeito pelos Direitos Humanos.

Dentre os objetivos que devem ser atingidos a partir desses princípios, a proposta elenca os seguintes: promover a economia e a gestão eficiente e eficaz dos recursos públicos, reforçar o compromisso institucional com a ética, a transparência e o desenvolvimento sustentável, identificar e prevenir impactos adversos provocados pelas ações da instituição no meio ambiente e promover o valor social do trabalho e a dignificação do trabalhador.

Lançado 'Advocacia Criminal - A Arte de Defender' 2ª edição Anterior

Lançado 'Advocacia Criminal - A Arte de Defender' 2ª edição

STF autoriza emissão de documentos de identificação nos Cartórios de Registro Civil Próximo

STF autoriza emissão de documentos de identificação nos Cartórios de Registro Civil

Deixe seu comentário