URUGUAIANA JN PREVISÃO

Instituto Penal será desativado

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo do Estado decidiu não reformar o Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) após os danos causados à estrutura pelo temporal do início do mês. Na manhã de ontem, 25/1, o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) recebeu a confirmação da decisão, por telefone, do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também acumula a função de secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Ao invés de reformar a casa prisional, o Estado irá ampliar um anexo junto à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), na Rodovia BR-472. O local existe desde que a casa prisional foi construída e seu objetivo inicial era sediar um grupamento de segurança da Brigada Militar. De acordo com o Secretário, os detentos que cumpriam pena em regime aberto e semiaberto no IPU e que foram liberados para o regime de prisão domiciliar por conta da interdição do prédio serão encaminhados ao Anexo nas próximas semanas. Após as adaptações a serem realizadas, o Anexo deverá ter capacidade para receber 250 detentos.


Pedido do Prefeito

A decisão atende a uma reinvindicação do Prefeito. Durante a reunião com o Secretário, na última quarta-feira, 23/1, no salão nobre da Prefeitura - da qual participaram representantes dos órgãos de segurança atuantes no município - Ronnie expôs a necessidade imediata do recolhimento dos mais de 160 presos que foram liberados para o regime domiciliar, visto que alguns deles já haviam sido flagrados e presos praticando novos crimes, e falou sobre a preocupação permanente quanto à localização central do Instituto Penal. "A retirada do IPU da área central da cidade é uma demanda antiga da população de Uruguaiana. Precisamos que as famílias se sintam mais seguras e por isso, o encaminhamento dos presos para outra área é fundamental. Além disso, os detentos precisam cumprir suas penas com dignidade", disse o prefeito na oportunidade.

A administração do Anexo será independente da direção da Penitenciária Modulada e as duas casas serão separados por muros e telas. O prédio do Instituto Penal, localizado na Rua Gregório Beheregaray, será desativado pelo Governo do Estado. O Executivo estadual ainda não anunciou o destino da estrutura


Reunião

Após a conversa com o Governador, o Prefeito se reuniu com o promotor de Justiça, Vitassir Edgar Ferrareze, que atua na Vara de Execuções Criminais (VEC), com o delegado de Polícia Civil, Alessandra Xavier de Siqueira, com a delegada regional da PC, Patrícia Sanchotene, o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), Clemente Corrêa e os diretores da Penitenciária Modulada e Instituto Penal, Rodrigo Nery Benites e Carlo Roberto Lemos de Souza respectivamente, e o diretor adjunto do IPU, Alcino Martins Pinto. Ao dar a notícia aos presentes, Ronnie destacou o empenho de todos nesta questão, frisando que mais uma vez que a união entre as instituições garantiu melhorias para o setor. "A Segurança hoje em Uruguaiana tem as suas instituições trabalhando de forma integrada. Essa demanda foi discutida no Gabinete de Gestão Integrada do Município, onde cada um dos participantes pode se manifestar, fazer as suas colocações e defender as suas ideias. O Vice-Governador, delegado de Polícia com vasta experiência e amplo conhecimento na área que representa foi extremante solícito e sensível aos nossos apelos", disse o Prefeito.

O recolhimento dos presos ao regime semiaberto depende do término das obras de adequação do Anexo. A previsão é de que o trabalho seja concluído nas primeiras semanas de fevereiro.


Transporte

Quanto ao transporte diário dos presos do regime semiaberto, Ronnie se colocou à disposição para busca de medidas. "Teremos outras reuniões nos próximos dias para ajustes de medidas e o transporte dos presos voltará a ser discutido. Enquanto isso, cada setor buscará formas de ajudar", relatou. Ronnie Mello salientou que a Prefeitura trabalhará no trecho de acesso a Modulada, para garantir melhor a trafegabilidade, dos funcionários que o utilizam todos os dias. A expectativa é de que as obras iniciem o quanto antes e de ainda na primeira quinzena de março os presos do semiaberto já estejam na Modulada.

Polícia Civil prende padrasto de menina desaparecida Anterior

Polícia Civil prende padrasto de menina desaparecida

Brigada prende traficante e apreende crack e maconha Próximo

Brigada prende traficante e apreende crack e maconha

Deixe seu comentário