Novo sistema migratório da Polícia Federal reduz filas na Aduana
Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uruguaiana é o principal portal terrestre em fluxo migratório no Brasil. No ano passado, foram 925 mil registros de entrada e saída de estrangeiros do país pelo posto da Polícia Federal no município. Esse dado foi determinante para que a PF escolhesse o município para testar uma nova ferramenta, desenvolvida para facilitar o trâmite de migração. É o Pré-Cadastro Migratório, que integra o Sistema de Tráfego Internacional.
O sistema pode ser acessado através de um portal na internet, e permite o registro prévio de turistas para facilitar e dar maior celeridade ao atendimento aos que cruzam a fronteira Paso de los Libres/Uruguaiana. trata-se de um projeto piloto.
"A Polícia Federal vai desenvolver esse projeto piloto tendo somente Uruguaiana como local e é um projeto que vai agilizar muito o fluxo migratório e o controle migratório. É um programa em que o estrangeiro, até cinco dias antes da viagem, pode entrar na página da Polícia Federal e fazer seu cadastro migratório. Esse cadastro vai gerar um QRCode que ele vai imprimir ou salvar em seu telefone celular. Vai haver então uma checagem do sistema e quando o turista chegar no ponto de fiscalização de fronteira, nossos agentes através de smartphones vão fazer a leitura desse QRCode e automaticamente vai haver o abastecimento do nosso sistema. É como acontece, por exemplo, com os check-in em companhia aérea: o passageiro faz o check-in e é gerado um código que é validado no embarque", explica o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande Do Sul, delegado Alexandre da Silveira Isbarrola
Por enquanto, o processo pode ser realizado somente por cidadãos argentinos, já que se trata de um projeto piloto. "Passando o período de testes, o programa deverá ser estendido a outras nacionalidades e se a Polícia Federal pretende também que seja estendido a todas as fronteiras terrestres do Brasil", diz Isbarrola.
Com o procedimento, o turista argentino não mais precisará encarar as filas. "Aquele turista que fizer antecipadamente não vai precisar ficar em fila, ele apenas será identificado, será feita a validação do código e ele vai entrar regularmente no país. É um mecanismo muito importante pra agilizar isso", diz o Delegado. Aquele turista que por ventura não tinha conhecimento sobre o sistema, poderá fazer o cadastro já na fronteira. "Não somente na página, pelo computador, mas também pelo celular. A pessoa chegou aqui, não tinha conhecimento, ela pode através do celular tendo acesso à Internet, acessar, fazer o cadastro, gerar o QRCode e, de imediato já ser liberado".
Ainda que o serviço não esteja disponível para o cidadão brasileiro, estes deverão ser beneficiados com o novo sistema, especialmente aqueles que não possuem a 'Tarjeta de Tránsito Vecinal Fronterizo' (TVF), já que deverá reduzir significativamente as fil
Deixe seu comentário